jueves, 14 de noviembre de 2024

2005 - MARIA BETHÂNIA - Cool Jazz Fest

 

Cool Jazz Fest 


Jardim do Cerco (Mafra, Portugal)


Foto: Nuno Ferreira Santos






8 de julho de 2005

O jazz de Jamie Collum, a electrónica dos Thievery Corporation e a música popular brasileira de Maria Bethânia integram a partir de domingo a segunda edição do Cool Jazz Fest, repartido por Cascais, Oeiras e Mafra. 

Tal como no ano passado, o evento mantém a ideia de descentralização e o traço heterogéneo das propostas musicais, que na primeira edição contou com Adriana Calcanhotto, Camané, Roy Ayers ou Barbara Hendricks. 

O Cool Jazz Fest arranca domingo na Casa da Pesca, em Oeiras, com o grupo de electrónica e hip hop britânico Us3, que regressa a Portugal quatro meses depois de uma passagem por Lisboa e Gaia para apresentar o álbum "Questions". 

No dia 12, o mesmo espaço acolhe o cantor e guitarrista porto- riquenho José Feliciano e no dia seguinte actua a dupla norte- americana Thievery Corporation, à boleia do recente trabalho "The Cosmic Game". 

No dia 16, o Cool Jazz Fest segue para Mafra, no Jardim do Cerco, onde se apresenta a cantora brasileira Maria Bethânia, no arranque de uma série de concertos em Portugal. 

A celebrar 40 anos de carreira, Maria Bethânia levará ainda o espectáculo de homenagem a Vinicius de Moraes aos coliseus de Lisboa (entre os dias 18 e 20) e do Porto (dias 23 e 24). 

O Cool Jazz Fest terminará na Cidadela de Cascais com três espectáculos.

No dia 26 actua a fadista Mariza, uma das distinguidas este ano com o Prémio Amália Rodrigues, que tem estado a apresentar ao vivo o terceiro álbum, "Transparente".

No dia 27 regressa a Portugal o músico britânico de jazz/pop Jamie Cullum, que deverá revelar temas do quarto trabalho, ainda em preparação.

A cantora Marianne Faithfull, ícone de irreverência no Reino Unido na década de 1960, encerra o Cool Jazz Fest a 30 de Julho com um espectáculo centrado em "Before the Poison", álbum lançado no ano passado que contou com a colaboração de PJ Harvey, Damon Albarn e Nick Cave.




Festival Cool Jazz Fest começa hoje


10 de Julho de 2005

 

O Cool Jazz Fest, que se estende entre hoje e dia 30 em Oeiras, Cascais e Mafra, acolhe asrtistas estilisticamente tão díspares como Marianne Faithfull, Maria Bethânia ou Thievery Corporation. 

Sob a referência de iniciativas de renome internacional como o Festival de Jazz de Montreux, a promotora Música no Coração pretende com este festival criar "uma plataforma para a liberdade de fusão de diversos estilos e a exploração de novas sonoridades, transportando o jazz para a actualidade de forma descontraída e cool". 

Os espectáculos dividem-se por três locais: a Casa da Pesca em Oeiras, o Jardim do Cerco em Mafra, e a Cidadela de Cascais. Em Oeiras, o pontapé de saída é dado hoje pelos Us3, o projecto do produtor Geoff Wilkinson. Trazem na bagagem o álbum Questions, definido pelo próprio como "uma fatia moderna de sons urbanos influenciados por jazz e que se apoiam numa vibração latina e R&B". 

Dia 12, actua o veterano guitarrista e cantor José Feliciano, que mistura influências latinas e jazz numa abordagem peculiar a temas vindos de outras áreas, como na versão de Light my fire dos Doors. O último espectáculo na Casa da Pesca, dia 13, concretiza o regresso a Portugal dos Thievery Corporation. No último álbum, The Cosmic Game, o duo formado por Rob Garza e Eric Hilton continua as suas explorações sonoras electrónicas nas fronteiras entre a pop, o dub ou a bossa nova. 

O Jardim do Cerco, junto ao Palácio de Mafra, tem dia 16 oportunidade de assistir a um concerto de Maria Bethânia, uma das grande vozes brasileiras das últimas quatro décadas, que virá apresentar o álbum Que Falta Você me Faz, em que gravou, em forma de homenagem, apenas temas do poeta e compositor Vinicius de Moraes. 

A Cidadela de Cascais recebe o terceira etapa do Cool Jazz Fest. Dia 26, a portuguesa Mariza recupera temas dos seus três álbuns construídos à volta do fado, em especial do último Transparente, gravado no Rio de Janeiro com a produção de Jacques Morelenbaum. 

No dia seguinte, é a vez de Jamie Cullum, o mais popular cantor/pianista de jazz britânico da actualidade. Por fim, dia 30, o forte da baía da Cascais é honrado com a presença de Marianne Faithfull. Senhora de uma voz inconfundível, a antiga companheira de Mick Jagger e autora do álbum Broken English está, segundo afirmou, numa das melhores fases da sua vida, e vem apresentar os seus temas mais recentes, em que contou com a colaboração de nomes fortes da pop da última década, como Damon Albarn dos Blur ou Jarvis Cocker, ex-líder dos Pulp. 

Eurico Monchique

 


No hay comentarios:

Publicar un comentario