miércoles, 17 de noviembre de 2021

2020 - 2021 - MARIA - NINGUÉM SABE QUEM SOU EU - Documentário

 


“Respeito exageradamente o sucesso, para que ele me 

respeite. O sucesso precisa entender que eu existo”

 

Disse uma vez Bethânia numa entrevista.

Pode existir recado mais contundente?



1/11/2020




DETALHES DO PROJETO

 

MARIA

 NINGUÉM SABE

QUEM SOU EU

  

UM DOCUMENTÁRIO DE CARLOS JARDIM

UMA PRODUÇÃO ORIGINAL

 

turbilhão de ideias

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

ARGUMENTO, ROTEIRO E DIREÇÃO:

CARLOS JARDIM

 

CODIREÇÃO E SUPERVISÃO DE PESQUISA:

LUCIANA SAVAGET

 

PRODUTOR EXECUTIVO:

GUSTAVO NUNES

 

 

 

“Rainha”, “Deusa”… são sempre grandiloquentes os adjetivos usados para descrever a cantora Maria Bethânia, que completa 55 anos de carreira em 2020. 

Uma trajetória marcada pela dramaticidade, pelo amor à poesía e pela coerência em seguir um camino único na Música Popular Brasileira. 

Mas quem é essa mulher, que aos 73 anos se mantém discreta fora dos palcos, só canta o que gosta, é alheia aos modismos, tem a voz colada ao emocional do povo brasileiro? 

O cinema já flertou com ela: vimos cenas do começo da carreira, a ligação com a fé, imagens de bastidores, a Santo Amaro natal. Falta ainda revelar detalhes e particularidades da grande voz da canção popular. O que define e torna Bethânia uma artista única no cenário nacional. 

Os filmes feitos ate aquí trazem fragmentos, momentos específicos. “Pedrinha de Aruanda” mostra Bethânia indo à sua cidade natal e o encontro com a família. “Música e perfume” registra a preparação de um disco e os ensaios para o show “Brasileirinho”. O documentário “Fevereiros” mostra a vitória do enredo da Mangueira e a ligação de Bethânia com a fé, tendo Santo Amaro da Purificação como cenário. 

Todos lindos registros, com ótimos depoimentos – mas, como já registrado sao focos específicos.

 

JUSTIFICATIVA

 “Maria – Ninguém sabe quem sou eu” vai ser um registro mais amplo. Maria Bethânia sacudiu o país ao substituir Nara Leão em show de protesto; cantou orixás e Nossa Senhora; foi enredo campeão de escola de Samba Mangueira; recebeu título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia; teve os 50 anos de carreira celebrados com exposição no Paço Imperial, show no Theatro Municipal do Rio e no Centro de Tradições Nordestinas; fez filme com a acadêmica Cleonice Bernardelli sobre Fernando Pessoa; lancou DVD lendo poemas e textos de mestres da Língua Portuguesa… uma trajetória tão eclética quanto o repertório dessa baiana que se lançou transformando “Carcará” em sucesso nacional, rejeitou rótulos e gravou Noel Rosa, é a melhor intérprete de Chico Buarque, canta samba e sertanejo, traz o interior do Brasil para os shows, emenda músicas com poemas toda vez que sobe ao palco. 

Como ser tão presente na cena musical brasileira e ser tão discreta? Como dar tantas entrevistas ao longo dos anos e revelar tão pouco de si mesma? 

“Maria – Ninguém sabe quem sou eu” vai partir de particularidades, pequenos detalhes, que falam do temperamento, das intenções, do estilo e da coerência da artista. 

Nada de detalhes pessoais, revelações ou indiscrições, mas sim explicações – definições. Não é trivial uma menina se arrumar e produzir para fazer a estreia no palco, mesmo que não fosse aparecer, só a voz estaría em cena. Foi assim a “estreia” de Bethânia no palco. Um respeito pelo público que permeia toda a carreira: durante os shows, nenhum músico sai do palco, mesmo quando não esta tocando (ao contrario do entra e sai do palco que se vê em tantos espetáculos); ao gravar um DVD, o show não é interrompido para corrigir erros (e quando isso acontece, o registro fica lá, como em “Carta de Amor” – CD e DVD; cenas do DVD “Abraçar e agradecer” mostram os ensaios e o cuidado com a luz, a marcação.

  

ESTRUTURA

Só Maria Bethânia fala no documentário sobre a própia trajetória e suas particularidades. O palco como espaço sagrado, os rituais que marcam cada apresentação, a escolha do repertorio, a falta de preconceito ao selecionar músicas e parceiros, a importância de pai e mae na formação de sua personalidade (personal e artística), como a religiosidade chegou com força ao repertório. A parceria com o director Fauzi Arap, que mudou o rumo da carreira. 

Juntos, ele e Bethânia criaram o conceito de shows com músicas e textos que marcou definitivamente a trajetória da cantora. E permitiu a divulgação das obras de nomes como Fernando Pessoa, Clarice Lispector e muitos outros. A identificação de Bethânia com as letras ficou tão expresiva que ela chegou a criar, a convite da Universidade Federal de Minas Gerais, o espetáculo “Bethânia e as palavras”, apresentado em escolas públicas e em casas de shows. 

A força dos textos no trabalho da cantora pode ser medida por uma constatação irrefutável: muitos brasileiros conheceram Pessoa através de seus shows e discos 

“Maria – Ninguém sabe quem sou eu” trará essa trajetória e sua dimensão contadas em primeira pessoa. Usaremos o acervo da TV Globo e imagens de shows e extras dos DVDs da gravadora Biscoito Fino, que já cedeu os direitos de uso para nós. 

Para ajudar na compreensão da importância do trabalho de Bethânia usaremos textos escritos sobre ela por nomes como Fauzi Arap, Ferreira Gullar, Nelson Motta, Caio Fernando Abreu e Reynaldo Jardim (autor do livro “Bethânia guerreira guerrilha”). Convidaremos Fernanda Montenegro para gravar estes textos. 

O documentário terá um relato sobre a construção de uma carreira, de uma identidade, de uma personalidade única no cenário musical. Ao acabar de assistir ao documentário, o espetador vai entender como se atravessam 55 anos de carreira com coerência e principios sólidos. Será, além de tudo, um documento para novas gerações de artistas, muitos que hoje se dobram com tanta facilidade às exigencias do mercado.



BLOG DO MARROM

16 de novembro de 2021 

Gravação de Maria Bethânia agitou a segunda-feira de feriado em Santo Amaro da Purificação

Acompanhada de uma equipe enorme, calcula-se mais de 40 pessoas, a cantora Maria Bethânia passou o dia inteiro da segunda-feira (15/11) em Santo Amaro da Purificação gravando em locais importantes que vão desde a casa da sua família, mais conhecida como a Casa de Dona Canô, passando pela igreja matriz e as ruas da cidade que fica no recôncavo baiano. Até o sobrinho Zeca Veloso (filho de Caetano e Paula Lavigne) esteve presente com direito a fazer uma foto em frente ao fã clube da artista na cidade. 


Foto: Reprodução Instagram 

A produção e todos os envolvidos guardaram o segredo a sete chaves e não disseram se é um documentário ou um programa de TV. O certo é que os fãs e os moradores de Santo Amaro estão ansiosos para descobrir o mistério. Como se trata de Maria Bethânia, com certeza vem coisa boa por ai.


15/11/2021 - Maria Bethânia no altar de Nossa Senhora da Purificação
Foto: Ana Basbaum / Instagram



Fotos: Alvaro Ricardo / Ana Basbaum

 












25 de novembro de 2021

"MARIA - NINGUÉM SABE QUEM SOU EU"


25/11/2021


Gal Oppido que está na direção de fotografia e câmera do novo documentário



O longa-metragem sobre a trajetória da Abelha Rainha já entra em fase de finalização, deixa expectativa e previsão de que estará nas telas dos cinemas em 2022, e depois será exibido com exclusividade para os canais GLOBONEWS e Canal Brasil.

Co-produção Globo filmes, GLOBONEWS, Canal Brasil e Turbilhão de Ideias.





No hay comentarios:

Publicar un comentario