sábado, 7 de marzo de 2020

2020 - JORGE SALOMÃO


[Jequié, Bahia, 3/11/1946 — Rio de Janeiro, 7/3/2020]


“E por isso eu canto essa canção – Jorge Salomão”


"Jorge Salomão está na canção “O Conteúdo”, que escrevi e gravei na minha volta para o Brasil em 72. Ele era o irmão mais novo de Waly, foi colega de  Dedé Gadelha Veloso no Colégio da Bahia, figura única. Felizmente voltei a curtir intensamente sua presença, seu humor, o radical brilho de sua inadequação a convenções, numa mesa entre o acarajé de Dinha e a igreja de Sant'Ana do Rio Vermelho, nesse verão que acaba de acabar. Ganhei ali um exemplar do 7 em 1, coletânea dos seus poemas. Jorge tem grande importância em minha vida. Tínhamos estado afastados por um molho de maluquices mas, redimindo o papel que a imprensa teve nessa confusão, Claudio Leal nos reaproximou."

[Caetano Veloso, 7/3/2020, Facebook]




1972 - Salvador - Caetano, Waly e Jorge Salomão, Marquinhos Rebu e Dedé Gadelha no Carnaval da Bahia – Foto: Marcos Maciel


1988 - Revista Manchete n° 1.853


Waly e Jorge Salomão - Foto: Aderi Costa


15/9/2015 - Gabinete de Leitura Guilherme Araújo - Foto: Gui Azeredo


Caetano Veloso apareceu de surpresa no lançamento do livro “Alguns Poemas e + Alguns“, de Jorge Salomão, nesta quinta-feira (24/11), dentro da exposição de poesia visual “No meio de tudo isso“, com curadoria de Alberto Saraiva, no Oi Futuro Ipanema, e surpreendeu o poeta JS. Caetano conferiu os poemas de Jorge, fez fotos e partiu. “Caetano me disse que adorou o nome da exposição”, contou Jorge, exultante.

25/11/2016
Por Redação 



24/11/2016 - Rio de Janeiro - Foto: Cristina Lacerda


24/11/2016 - Jorge e Dedé Gadelha

24/11/2016 - Caetano Veloso lendo alguns versos no mural / Foto: Cristina Lacerda

6/12/2019 - Lancamento do livro “7 em 1”, Jorge Salomão, Rita Capell e Felipe Maciel


2019


26/1/2020 - Salvador



Poeta Jorge Salomão morre aos 73 anos no Rio de Janeiro

Ele estava internado no Hospital Miguel Couto

Por João Ricardo Gonçalves, G1 Rio
07/03/2020

O poeta e compositor Jorge Salomão morreu neste sábado (7/3) aos 73 anos no hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio. Irmão de Waly Salomão, Jorge teve letras gravadas por alguns dos maiores nomes da MPB, como Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller e Barão Vermelho.

Jorge teve um infarto em fevereiro e chegou a ser hospitalizado no Instituto Estadual de Cardiologia, no Humaitá. Na ocasião, colocou três pontes de safena. Posteriormente ainda lutou contra uma pneumonia e passou por uma cirurgia para tratar uma úlcera no duodeno.

Um disco estava sendo produzido com poesias de Jorge gravadas por nomes como Zeca Baleiro, Áurea Martins, Mônica Salmaso, Zélia Duncan, entre outros. Em 2019 uma coletânea com sua obra, intitulada '7 em 1', foi lançada pela Editora Gryphus.

"Jorge foi um grande artista, um grande pensador, um agitador cultural, um cara que não abaixava a cabeça para muita coisa que está aí, um contestador. Infelizmente, como é de praxe no Brasil, não foi reconhecido em vida. Que ele tenha o legado reconhecido agora depois de morto", diz o jornalista Christóvam Chevalier, que era amigo do poeta.



No hay comentarios:

Publicar un comentario