miércoles, 20 de noviembre de 2019

2019 - A ARTE SEMPRE RESISTIU...




Paulo Bruscky foi convidado para criar a 34ª edição da Parede Gentil, intervenção que permanece em exibição por 4 meses na parede exterior d'A Gentil Carioca.

Rua Gonçalves Ledo, 11 e 17 sobrado - Centro - Rio de Janeiro

Fotos: Pedro Agilson







17/11/2019 - Parede Gentil n° 34

Pelos Nossos Desaparecidos e Vende-se ou Aluga-se, 2019

por Paulo Bruscky

Gentil apoio de Susan & Michael Hort

de 21 set a 01 nov



Fonte: Facebook









ALETA VALENTE: Superexposição  +  MARCELA CANTUÁRIA: La Larga Noche de los 500 años

Exposição 09/11 – 20/12/2019


"Muito bom ter ido à A Gentil Carioca. As esquinas que se espelham na artéria mais íntima do coração do centro do Rio (como me veio de volta o Rio de Janeiro dos meus 13 anos!) compõem a galeria, que apresenta as exposições de Marcela Cantuaria e Aleta Valente.

Marcela com pinturas da noite de cinco séculos que cobre o que chamamos América Latina. Desde o começo da colonização, o céu sempre cheio de estrelas, na terra morrem e vivem pessoas que lutam pela luz.

Já Aleta traz às paredes peças como os densos poemas-piada nascidos de selfies que ela vem postando na internet há uns poucos anos. Provam-se obras de arte com visão profunda e plural, embora tenha sempre a exposição de sua própria beleza física (que, assombrosamente, traz crítica e libertação do uso que nossa cultura faz do encanto do corpo feminino).

Para explicitar com maior violência e lirismo tudo o que se vê nos quadros, uma performance da artista arrebata o espectador: presa a um eixo que, no lado oposto, suspende um amontoado de apetrechos de cozinha - batedeiras, liquidificadores, fogão, forno de micro-ondas - , ela, usando um avental, propulsiona uma rotação que já seria simbólica do peso do trabalho doméstico em oposição à autonomia de um corpo de mulher, mas que, num crescendo de velocidade e irregularidade, produz trombadas, voos mágicos, pequenos desastres, perigo para a segurança física da moça e parcial desmonte dos aparelhos, num drama em que desafio, histeria, alegria física, raiva, cansaço e salvação da alma se seguem ou se alternam até que um ralentando natural se traduz em começo do término da apresentação: nada está mais como antes."

[17/11/2019, Caetano Veloso, Facebook]



Caetano Veloso e Marcela Cantuária


Caetano Veloso e Aleta Valente





No hay comentarios:

Publicar un comentario