martes, 12 de noviembre de 2019

1987 - SEMANA CAETANO





















PROJETO "AQUARELAS DO BRASIL"


SEMANA CAETANO - abril de 1987

No segundo ano de existência, o “Aquarelas do Brasil” colocou em prática uma ideia que nasceu com o projeto, mas que não foi possível de se viabilizar no ano anterior.

A cada espetáculo mensal foi promovido um debate cultural em torno do nome escolhido.

O programa naquele ano se iniciou em 6 de abril, com a "Semana Caetano", trazendo artistas, acadêmicos e intelectuais para discutir o papel com cantor e compositor baiano na cultura brasileira.

A programação de 6 a 9 de abril, que contou com sessões de cinema e debates, foi encerrada com um show de Caetano Veloso no Ginásio da Unicamp.

O CINEMA FALADO – 6 a 8 de abril de 1987
Abrindo a programação da "Semana Caetano", o filme “O Cinema Falado”, dirigido por Caetano Veloso, foi exibido no Cineclube Barão nos dias 6, 7 e 8 de abril de 1987, e seguido de debates sobre a obra.

Simultaneamente houve uma discussão sobre o movimento Tropicália e o concretismo presente nas músicas do compositor baiano.














CAETANO e a MPB – 6 de abril de 1987
No dia 6 de abril, a "Semana Caetano" contou com o debate “Caetano e a MPB”, que reuniu cerca de 300 pessoas no Ciclo Básico da Unicamp.

Fizeram parte da mesa de discussão os cantores e compositores Paulinho da Viola, Tom Zé, Gereba Barreto e José Carlos Capinam, com a mediação de Fernando Faro, idealizador do projeto "Aquarelas do Brasil".



Tom Zé, José Carlos Capinam, Fernando Faro, Paulinho da Viola, Gereba Barreto


CAETANO E O CINEMA - 7 de abril de 1987
No dia 7 de abril de 1987, a "Semana Caetano" promoveu o evento “Caetano e o cinema”, com a presença do cineasta Júlio Bressane.


CAETANO, produto artístico – 8 de abril de 1987
A Semana Caetano, no dia 8 de abril de 1987, realizou o encuentro “Caetano, produto artístico”, com José Celso Martinez Corrêa, José Miguel Wisnik, José Antônio de Almeida Prado e Adilson Ruiz, sob a mediação de Fernando Faro, no Ciclo Básico da Unicamp.









CAETANO E LIBERDADE - 9 de abril de 1987
No dia 9 de abril de 1987, o debate “Caetano e liberdade” foi conduzido pelo poeta, escritor, tradutor e letrista Paulo Leminski no prédio do Ciclo Básico da Unicamp.






TOTALMENTE DEMAIS – 9 de abril de 1987
Caetano Veloso apresentou o show Totalmente Demais, no dia 9 de abril de 1987, encerrando a programação da “Semana Caetano” no Ginásio da Unicamp.









Fonte: IdEA [Instituto de Estudos Avançados]

No hay comentarios:

Publicar un comentario