domingo, 27 de octubre de 2019

2018 - OFERTÓRIO - J. VELLOSO


A entrega da premiação do XVI Festival de Música Educadora FM acontece neste sábado (24/11), em Salvador. Ao lado dos filhos Moreno, Zeca e Tom, Caetano Veloso sobe ao palco com o show ‘Ofertório’, a partir das 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. O evento terá ainda o show de abertura dos cantores e compositores baianos J. Velloso e Luciano Salvador Bahia.

No show ‘Ofertório’, título vindo de uma canção feita especialmente para a missa de 90 anos de sua mãe, Dona Canô, Caetano toca violão e os três filhos se revezam em alguns instrumentos com um som acústico e singelo, a partir de um repertório composto de canções que são sucessos de público, como ‘O Leãozinho’, ‘Reconvexo’, a composição hit “Todo Homem”, de Zeca Veloso e outras composições autorais. Já no show de abertura com os baianos.








entretenimento

Da Redação
redacao@correio24horas.com.br
02/11/2018


Caetano Veloso e filhos voltam a Salvador com show Ofertório


Apresentação integra programação do XVI Festival de Música Educadora FM

O show Ofertório, de Caetano Veloso acompanhado dos filhos Moreno, Zeca e Tom volta a Salvador no próximo dia 24/11. Em janeiro deste ano (13/1), eles


13/1/2018 - Tom Veloso - Alexandrino - Foto: Uns

emocionaram o público com músicas interpretando canções assinadas por Caetano que marcam sua relação com diferentes momentos da vida das crias, mas também com canções de Moreno e até de Zeca, que assina a bela Todo Homem. Elogiado pelo público e pela crítica, o show chamou atenção pela cumplicidade e musicalidade que a família Veloso consegue colocar no palco.

O show foi intitulado Ofertório devido à música homônima que foi feita especialmente para a missa de 90 anos de Dona Canô, que faleceu em 2012. Caetano idealizou o projeto como uma homenagem à memória de sua mãe.

A apresentação integrará a programação da premiação do XVI Festival de Música Educadora FM, cujos ingressos começam a ser vendidos a partir deste sábado (3), através do site do Ingresso Rápido ou ainda na bilheteria do Teatro Castro Alves e nos SAC's do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista.












24/11/2018 - Concha Acústica do Teatro Castro Alves


Texto de J. Velloso [Facebook, 23/10/2019]

“Uma prova de que a vida é boa”

É muito difícil para mim dizer que música ou show de Caetano eu mais gosto. Aliás, essa coisa de querer saber de quem ou do quê mais se gosta eu nunca liguei. Não por indiferença, mas porque não sei mensurar sentimentos.

Falando desse assunto, lembrei da música “Ofertório”, que Caetano fez a pedido de minha avó Canô para a missa comemorativa dos seus 100 anos. Nessa época eu morava com ela, Nicinha e Rodrigo (imaginem aí que maravilha era). Minha memória nunca foi muito boa, mas lembro muito bem de minha vó dizendo: “pedi para ele fazer uma para a hora do ofertório”.

Lembro também de eu ir com minha mãe no Aeroporto 2 de Julho pegar o CD (ou fita?) com a gravação da música para que o Coral Miguel Lima pudesse ensaiar para cantar. Saindo do aeroporto, colocamos no carro para ouvir. Realmente é mais uma canção de Caetano Veloso: Surpreendente, precisa, sensível, profunda e emocionante.

Eu e minha mãe choramos juntos com tanta emoção e alegria ao ouvir versos como: “Os que já chorei e os que ainda estão por vir, oferto a ti”.

Infelizmente assisti ao show “Ofertório” já com muitos queridos perdidos, e senti falta principalmente de minha mãe, pois ela, além de ter dedicado sua vida a todos da família, era louca pelos filhos de Caetano. Moreno e ela sempre tiveram entre si um amor especial, mas Zeca e Tom recebiam um tempero afetivo ainda mais singular, pois Paulinha gostava de brincar dizendo que eles eram filhos de minha mãe também. Mexe muito comigo saber que minha mãe viu o nascimento deles mas não os viu no palco arrasando como hoje fazem.

Foi com esse enredo todo que fui, apavorado, assistir ao show “Ofertório”. Mas, incrivelmente, saí mais leve do que entrei. Esse show consegue concretizar o amor e amizade que aprendi com meus ascendentes e que, por felicidade, vejo agora nos mais novos do que eu. A alegria e a saudade se misturam para me darem força pra continuar feliz procurando a felicidade, pois “Tudo que se foi de mim, ‘EU’ não perdi”.

Agradeço ao senhor que dá a vida, mesmo que depois a tire.



No hay comentarios:

Publicar un comentario