domingo, 14 de julio de 2019

1968 - CORAÇÃO MATERNO



Antônio Vicente Felipe Celestino 
[12/9/1894, Rio de Janeiro, RJ - 23/8/1968, São Paulo, SP]










Caetano Veloso desenterrou "Coração Materno"




Letra e música: Vicente Celestino
Copyright (1937) by Magione Filhos & Cia Ltda.

Disse um campônio à sua amada: “Minha idolatrada, diga o que quer
Por ti vou matar, vou roubar, embora tristezas me causes mulher
Provar quero eu que te quero, venero teus olhos, teu porte, teu ser
Mas diga, tua ordem espero, por ti não importa matar ou morrer”
E ela disse ao compônio, a brincar: “Se é verdade tua louca paixão
Parte já e pra mim vá buscar de tua mãe inteiro o coração”
E a correr o campônio partiu, como um raio na estrada sumiu
E sua amada qual louca ficou, a chorar na estrada tombou
Chega à choupana o campônio
Encontra a mãezinha ajoelhada a rezar
Rasga-lhe o peito o demônio
Tombando a velhinha aos pés do altar
Tira do peito sagrando da velha mãezinha o pobre coração
E volta à correr proclamando: “Vitória, vitória, tens minha paixão”
Mas em meio da estrada caiu, e na queda uma perna partiu
E à distância saltou-lhe da mão sobre a terra o pobre coração
Nesse instante uma voz ecoou: “Magoou-se, pobre filho meu?
Vem buscar-me filho, aqui estou, vem buscar-me que ainda sou teu!”




Xilogravura de Leandro Feigenblatt 








1968 - O álbum "Tropicália ou Panis et Circencis" foi lançado no Rio de Janeiro no Dancing Avenida (6/8) e em São Paulo no Avenida Danças (12/8).
O Programa da TV Globo foi gravado em  São Paulo na Gafieira Som de Cristal (23/8).


Revista InTerValo








 
 
 







1969 – CAETANO VELOSO
A. CORAÇÃO MATERNO (Vicente Celestino)
B. HINO DO SENHOR DO BONFIM DA BAHIA (João Antonio Wanderlei/Petin de Villar) Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Mutantes
Extraído do LP “Tropicália”
Philips S 7” nº 365.278 PB

 




1968
Revista Manchete
Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1968
n° 855







1968
Revista O CRUZEIRO
Ano XL – n° 36
7 de setembro de 1968



 



















 
 





 

 

 




No hay comentarios:

Publicar un comentario