miércoles, 15 de mayo de 2019

2019 - TODO CANTO É SANTO




No próximo sábado (11/5/2019) estreia no Programa Mosaico Baiano da TV Bahia, o quadro Todo Canto é Santo, com a cantora Belô Velloso entrevistando grandes nomes da música brasileira.

Os primeiros episódios terão como convidados Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gal Costa.

Idealizado pela própria Belô, a microssérie tem direção de Luciana Queiroz e produção da Baião de Dois.

O título foi extraído da canção "Toda sexta-feira", composta por Adriana Calcanhotto e sucesso na voz de Belô nos anos 90.

"É como uma visita informal, comigo indo na casa de cada convidado. Um bate papo onde o elo e as saudades são temas", conta a cantora e agora apresentadora.

"São oito minutos falando dos interesses em comum sempre tendo a Bahia como cordão umbilical e o centro emotivo de tudo. Saudar, lembrar e estar", complementa Belô que voltou recentemente a morar na sua terra natal.




Mosaico Baiano recebe os Doces Bárbaros
11/05/2019



Um bate-papo descontraído, informal e marcado por intimidade vai estar no Mosaico Baiano, a partir deste sábado (11/5), com a estreia do quadro Todo Canto É Santo, comandado pela cantora Belô Velloso, que vai entrevistar Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia nas quatro edições.

Sobrinha de Caetano e Bethânia, Belô – filha da educadora e escritora Mabel Velloso – conviveu de perto com os seus quatro entrevistados. Ela se lembra bem das idas de Gil à casa da avó, Dona Canô, em Santo Amaro, quando eram montadas rodas de violão e o instrumento circulava entre os músicos presentes. Nas mãos de Gil, segundo Belô, ganhava um tom especial.

A cantora lembra também da amizade com Pedro e Moreno, respectivamente filhos de Gil e Caetano. “Éramos praticamente da mesma idade e era uma relação muito alegre”, diz, emocionada ao lembrar de Pedro, morto num acidente de carro em 1990.

A conversa com Gil, que vai ao ar hoje, foi gravada no camarim do TCA, para dar o tom de intimidade que Belô desejava. O assunto central das entrevistas é, naturalmente, a música. Mas as lembranças da Bahia também estão na pauta, assim como a relação familiar. No caso de Gil, o ioga também está na conversa. “Falamos sobre meditação também e ele é praticante de ioga, mesmo antes de virar febre”, observa Belô. “Começar a conversa com ele é fácil. Difícil é terminar”, brinca.

Belô, que faz estreia na TV aberta, teve uma breve experiência como entrevistadora na internet, num programa em que o assunto central era a música. E ela segue firme como cantora: lançou em outubro o EP The Old Fashioned Way, disponível nas plataformas digitais.

TV Bahia, aos sábados. Estreia neste sábado (11/5), 14h






Belô Velloso entrevista Gilberto Gil no primeiro episódio de 'Todo Canto É Santo'

Cantor fala sobre sua relação com violão e influências musicais

13/05/2019

No Mosaico Baiano de sábado, 11, estreou a série Todo Canto É Santo. Ao longo de cinco programas, a cantora Belô Velloso entrevistará ícones da música baiana e do MPB, e, neste primeiro episódio, o papo foi com Gilberto Gil. O artista contou que considera o violão como uma extensão de si. “Em qualquer estado de espírito que eu esteja, seja animado, frustrado, eufórico, com ele eu estabeleço um diálogo esclarecedor daquilo que está se passando comigo”, salienta.

Os artistas ainda conversaram sobre a facilidade que Gil tem de criar versões de diversas canções, como Não Chores Mais, do original No Woman, No Cry. “É uma tradução, não só das palavras, da canção, mas a tradução do espírito”, explicou. Sobre suas principais influências, o cantor destacou a importância de Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, João Gilberto e de grandes sambistas como Cartola. 



Belô Velloso entrevista Gilberto Gil no primeiro episódio de 'Todo Canto É Santo'




"E o dela, pra mim é sagrado! A Musa de Qualquer Estação, minha musa, inspiração e referência desde sempre! Foi uma imensa alegria encontrar Gal Costa e esse momento vai ao ar no próximo sábado (18/5/2019) no programa Mosaico Baiano."


No segundo episódio de Todo Canto é Santo, o bate-papo é com Gal Costa. A cantora fala de sua relação com a mãe – fortalecida na canção “Mamãe, Coragem” –, fases da carreira e da importância de João Gilberto para a construção de sua sonoridade.




Em 'Todo Canto É Santo', Gal Costa fala de suas influências musicais e relação com a mãe





25/5/2019




No terceiro episódio da série, a prosa é com Maria Bethânia. A artista, que é madrinha de Belô Velloso, fala como a fé de Dona Canô influenciou os filhos e de momentos da carreira.

Em 'Todo Canto é Santo', Maria Bethânia fala sobre a fé de Dona Canô


A cantora, compositora e madrinha de Belô Velloso falou do período de exílio de Caetano Veloso. “Foi a parte mais difícil pra nós todos”, contou, recordando que, ao ir pedir autorização dos militares para que o irmão participasse de uma comemoração de casamentos dos pais, encontrou como soldado o cantor Martinho da Vila.







1/6/2019





Gshow

Belô Velloso recebe Caetano Veloso para uma conversa emocionante e cheia de memórias

O cantor fala sobre o período que ficou exilado e de sua volta ao Brasil
03/06/2019

TV Bahia

Em Todo Canto é Santo, exibido no Mosaico Baiano de sábado, 1º, Belô Velloso recebeu Caetano Veloso para um bate-papo emocionante. O artista se abriu sobre o momento que viveu exilado em Londres, na Inglaterra, de 1969 a 1971, por conta da ditadura militar, e sobre a construção do álbum que leva seu nome. “Não me lembro com muita clareza porque esse período é meio sombrio na minha cabeça. Fiz esse disco numa nuvem de tristeza por estar fora do Brasil, sem perspectiva de voltar”, contou.

Ele ainda explicou que, na primeira vez, Maria Bethânia conseguiu ajudá-lo a retornar ao Brasil, para comemorar os 40 anos de casamento de seus pais. “No dia que eu cheguei, eles me prenderam no aeroporto, na porta do avião. Eram policiais, estavam à paisana, e ficaram seis horas comigo dizendo que não iam me soltar”, relembrou. Na segunda vez, Caetano contou que a iniciativa partiu do cantor João Gilberto, que o convidou para se apresentar ao lado dele e de Gal Costa, mesmo tendo receio de ser mal recebido. “Ele disse ‘ninguém vai lhe incomodar, você só vai encontrar sorrisos’. Fiz o programa, vim à Bahia, fui à Santo Amaro, você nasceu e tudo aconteceu”, contou a Belô.





 “Caetano me recebeu de coração tão aberto que surgiram coisas que eu ainda não conhecia das próprias histórias que cresci ouvindo. Foi muito impressionante pra mim cada segundo de sua fala, revelando fatos de uma fase tão dura da vida, ou descrevendo seu carinho por meu pai, o afeto e aprendizado que teve com minha mãe, sua irmã.
A gente tem essa conexão que flui e permite a troca genuína. E tudo que é dito, vem transbordando emoção. Somos emotivos! Meu tio é esse cara que não tem palavra que o defina. Sua genialidade é pouco pra descrever o que pra mim ele representa. No próximo sábado, Todo Canto é Santo Caetano mais atual do que nunca. Mais atuante do que sempre. Cada vez mais cheio de vida e entusiasmo. Foi tudo muito lindo meus amores!.”

[Belô Velloso]



8/6/2019

No último episódio da série, Caetano Veloso fala sobre Anitta, Psirico e Baco Exu

 









No hay comentarios:

Publicar un comentario