miércoles, 21 de noviembre de 2018

1965 - TEMPO DE GUERRA



"É um tempo de guerra
É um tempo sem sol"


“Bethânia me pediu que dirigisse um espetáculo só com ela. Juntamos músicas de que ela gostava, outras que eu preferia, e demos o título de Tempo de Guerra, inspirado numa canção do Zumbi, inspirada em Brecht. (...) Bethânia queria ajudar seus amigos baianos, lançá-los no Sul onde eram desconhecidos. Além de Caetano, ela me apresentou Maria da Graça (que virou Gal Costa), Gilberto Gil, Tom Zé e Piti e com eles fiz um segundo ato, músicas de Caetano e Gil, e um texto lírico de Caetano (...). Decidimos fazer um musical contando histórias de nordestinos que vinham para o sul em busca de trabalho, fugindo da fome. As canções de Arena canta Bahia foram escolhidas pelas letras, para contar uma história de retirantes. Não era seleção das mais belas músicas baianas: eu queria mostrar famílias que sofriam seca e buscavam miragens de esperanças. Gente com medo de sonhar colorido: sonhava preto e branco. Sonhavam gotas de orvalho, sem coragem de sonhar oceanos. Caetano não se conformava: inconcebível espetáculo cujo título continha a palavra mágica, Bahia, Caymmi estando ausente. Sempre gostei de Caymmi (...) Não se tratava, porém, de gostar ou não, mas de escolher músicas que condenassem a ditadura, cada vez mais desumana."

[BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 232-233.]



Show musical inspirado em poema de Bertolt Brecht



“eu vivo num tempo de guerra. O homem ri só porque ainda não lhe disseran as novidades terriveis” - BRECHT

“as vacas estão sendo ordenadas: quem beberá o leite? Assim vai o mundo… e o mundo não vai bem…” BRECHT

“minha voz não pode muito, mas gritar eu bem gritei: é um tempo de guerra” -
BRECHT

“Viver num país sem senso de humor é insuportavel. mas viver num país que precisa de senso de humor, essa eu não aguento…" - BRECHT-BETHÂNIA



Programa do show “É um tempo de guerra”, interpretado por Maria Bethânia




Texto de Bertolt Brecht [1898/1956], com tradução e roteiro de Augusto Boal

























TEMPO DE GUERRA - O Teatro de Arena deberá lançar em São Paulo em breve “Tempo de Guerra” com duração de 50 minutos, roteiro e direção de Augusto Boal. Esse espetáculo foi apresentado na Bahia quando Boal lá esteve ha alguns meses, na interpretação de Maria Bethânia.

“Tempo de Guerra” é a segunda parte da montagem: a primeira é “Brecht Fala do Homem”, com poemas e canções do dramaturgo alemão.






































24/10/1965















 






















11/1965

















Fotos: Dirceu Leme - Ensaios



Maria Bethânia

Gal Costa

Gal Costa

Gilberto Gil e Gal Costa

Gilberto Gil e Gal Costa 
Tom Zé



Tom Zé

Gilberto Gil, Gal Costa, Piti, Benê e Augusto Boal

 Piti, Benê e Jards Macalé


No hay comentarios:

Publicar un comentario