martes, 23 de octubre de 2018

1996 - JOÃO UBALDO RIBEIRO / TIETA DO AGRESTE






São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996.

Caetano e Ubaldo falam de 'Tieta', Glauber e cinema

E de merchandising e mais; filme 
de Cacá Diegues, com João
Ubaldo Ribeiro, estréia amanha 
em 117 salas; show de 
Caetano e Gal Costa com a trilha 
sonora começa hoje em São Paulo


SÉRGIO DÁVILA
EDITOR DA ILUSTRADA


O filme brasileiro "Tieta do Agreste", do diretor Carlos Diegues, estréia amanhã em 117 salas espalhadas pelo Brasil, e este é apenas um dos seus feitos.

Outro: custou US$ 5 milhões -dez "Carlota Joaquina", o filme de Carla Camurati de 1995 que começou a tirar o cinema local da lama em que havia se metido desde o governo Collor (1990-1992).

Mais: tem Jorge Amado de narrador, Sonia Braga e Marília Pêra na tela, Ocimar Versolato no figurino principal e Sony na produção.

E não é ruim este "Tieta do Agreste". Pelo menos é o que dizem em entrevista à Folha João Ubaldo Ribeiro, roteirista, e Caetano Veloso, autor da trilha.

Escritor e músico conversaram por duas horas e meia na casa do último, na cobertura de um prédio antigo do Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro; leia trechos:

Folha - Caetano Veloso fez a trilha sonora e João Ubaldo é um dos roteiristas de "Tieta do Agreste". Vocês assistiram ao filme?
Caetano Veloso - Sim.
João Ubaldo Ribeiro - Sim.

Folha - E é bom?
Caetano - É muito bom.
João Ubaldo - Também gostei. Funcionei mais como consultor de "baianês", fazedor de diálogos.
Caetano - Entre outras virtudes, "Tieta" tem uma dicção já amadurecida do cinema brasileiro. Você não faz um esforço brutal como foi o do cinema novo, iniciado heroicamente por Glauber Rocha nos anos 60, sem que depois veja frutos. "Tieta" é a prova contrária. E o roteiro, os diálogos são fundamentais. "Serviu?", diz Sonia Braga, quando dá o uniforme da Seleção Brasileira ao sobrinho. "Deu", diz ele. "Deu direitinho". Tem essas graças.
João Ubaldo - É, esse eu acho que é meu. (Risos)





22/8/1996 - Fotos: Patrícia Santos/Folhapress















 
 
 







Fotos: Adriana Zehbrauskas / Folhapress - 27/8/1996





















Caetano Veloso e Gal Costa, durante show de lançamento da trilha do filme "Tieta do Agreste" - Fotos: Eder Chiodetto - Folhapress


No hay comentarios:

Publicar un comentario