lunes, 10 de septiembre de 2018

2018 - Mr. CATRA



Mr. Catra [Wagner Domingues Costa, 5/11/1968 – 9/9/2018]


Quando, nos anos 90, o Orfeu de Cacá Diegues ficou pronto, fomos exibi-lo em Vigário Geral e Vidigal. Em Vigário, houve um show em que eu cantava canções que compus para o filme e, representando o som de rap e funk das favelas que (para desgosto de K. Maxwell) pontuava suas cenas, subiram ao palco MVBill e Mr. Catra. Havia uma tela grande ao ar livre para projeção e um palco adjacente.

Quando eu fui anunciado, um número simpático de moradores se aproximou e pude ver algumas caras atentas entre os que me ouviam. Quando Bill foi anunciado, houve aplausos mais intensos e cresceu muito o número de espectadores frente ao palco.

Mas a multidão se multiplicou e delirava ao grito do nome de Mr. Catra. Muita gente vinha dos barracos, gente que nem tinha se abalado para vir ver o filme. Fiquei fã de Bill, cuja música já conhecia, impressionado com sua beleza, elegância e integridade. E Catra, que eu desconhecia totalmente, me fascinou para sempre. Fiquei amigo tanto de Bill quanto de Catra. Com Bill tenho tido mais colaboração e parceria. Mas Catra foi uma série de surpreendentes revelações. Sua voz, suas conversas, suas histórias, sua vida, sua obra. Em Vigário ouvi coisas que vieram a ser conhecidas como funk proibidão.

Depois ouvi de Catra autobiografia em que ele, criado por família branca de classe média, resolveu, adulto, ir viver na favela. Mais tarde, fui vê-lo cantar no ParisCafé, no Recreio dos Bandeirantes, canções religiosas hebraicas sobre base eletrônica, entre damas da noite de salto alto e sem roupa. Seu amor por Israel era imenso.

Sua visão da história era ousada e problematizada pessoalmente ("negros é que escravizaram negros e os venderam na costa"; "não precisamos de cotas mas de reencontrar a nobreza negra"; "não vou votar em ninguém em 2018: do jeito que tá hoje, me arrependo de ter lutado pela redemocratização").

Teve vida poligâmica organizada. Ele representava coisas essenciais do ethos das periferias urbanas brasileiras. E era um cara alto astral, que sabia gostar de viver. É um caso existencial que o Brasil deveria amadurecer para estudar. O povo e tantos de nós amadurecemos para amar. 32 filhos. Muita coisa para ser vivida em apenas 49 anos.

Caetano Veloso



9/5/1999 - Caetano Veloso e Toni Garrido, na apresentação em Vigário Geral
Foto: Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem



"Hoje eu comemoro um dos maiores momentos da minha carreira que é o meu primeiro programa ao lado de um cara que sou muito fã e amigo, o Caetano. Quero dividir essa emoção com todos que gostam de música brasileira. Vem que o bagulho é louco!" 

[Mr. Catra, agosto de 2016]



O ESTADO DE S.PAULO


Caetano Veloso canta 'Tapinha Não Dói' em estreia de programa de Mr. Catra
25/08/2016

Programa de entrevistas e quadros musicais foi ao ar na última quarta, 24


Foto: Divulgação

O funkeiro Mr. Catra estreou seu novo programa no Canal Multishow,Bagulho Louco com Mr. Catra, na última quarta-feira, 24, e o primeiro convidado foi mais que especial: Caetano Veloso.

O cantor, acostumado à entoar músicas calmas e românticas da MPB chegou a cantar Um Tapinha Não Dói durante o programa.

Porém, o baiano não se restringiu ao funk, e cantou outros de seus sucessos, como Odara, Vaca Profana e Língua, além de ter conversado bastante sobre assuntos variados com Catra durante a entrevista.



LÍNGUA
VACA PROFANA
NÃO ENCHE
FORA DA ORDEM
TRÁFICO CULTURAL
HAITI
BELEZA PURA
ADULTÉRIO
RECONVEXO
CANÇÃO JUDAICA
BAILE DE FAVELA
DOM DE ILUDIR / TAPINHA NÃO DÓI
TÁ TUDO BOM, TÁ TUDO BEM
SOZINHO
ODARA
BUM BUM GRANADA
ÍNDIO QUE APITO



Caetano Veloso é o primeiro convidado de Mr. Catra em seu novo programa no Multishow - Foto: Multishow


Caetano Veloso e Mr. Catra, juntos no palco pela primeira vez - Foto: Multishow

Mr. Catra e Caetano Veloso - Foto: Juliana Coutinho/Divulgação/Multishow

Caetano Veloso e Mr. Catra - Foto: Multishow/Reprodução







No hay comentarios:

Publicar un comentario