sábado, 21 de julio de 2018

1986 - GILBERTO GIL - Bahia, Suíça e Japão


Os melhores momentos da última tournée mundial de Gilberto Gil e sua banda.

Dois grandes concertos: no Festival de Montreux, na Suiça, e em Tóquio, complementados por depoimentos do cantor e compositor.

Dirigido por Gilberto Gil.










Foto: Fernando Rabelo






Encarte da "Caixa Palco"
Tiragem limitada de 2 mil cópias numeradas, com 28 CDs (dois duplos), 13 deles com faixas bônus, quatro inéditos em CD e outros quatro nunca lançados.


Marcelo Fróes

Logo após ter participado do projeto "Luz do Solo", no Rio de Janeiro, em abril de 1986, Gil ensaiou e partiu para sua tradicional excursão pelo hemisfério norte com a banda formada por Celso Fonseca (guitarra), Rubão Sabino (baixo), Repolho (percussão), Ricardo Cristaldi (teclados) e por um naipe de sopros composto por Raul Mascarenhas, Paulo Trompete e Serginho Trombone, além do baterista Jorge Gomes – ex-Novos Baianos que, com o fim da Cor do Som, voltava à banda de Gil.

Depois de um breve descanso, quando Gil aproveitou uma passagem pelo Brasil para começar a trabalhar nas trilhas de "Um Trem para as Estrelas" e "Jubiabá", que ele só terminaria no início de 1987, a excursão chegou ao Japão na segunda quinzena de agosto, inaugurando este circuito na carreira de Gil. "Flora havia comprado uma câmera de vídeo e estava filmando todos os shows, além de nossas viagens de trem e visitas aos templos, afinal era uma novidade", lembra Gil. "Acabamos fazendo uma ‘produção de guerrilha’, que foi o vídeo ‘Bahia, Suíça e Japão’". 


Dirigido por Roberto Feith e produzido por Isabel Martins, o especial foi exibido pela TV Manchete no final do ano e lançado comercialmente pela Manchete Vídeo no início de 1987. Hoje é um documento precioso daquela longa excursão de 1986, guardando performances das músicas Barracos, Vamos Fugir, Sarará Miolo, Maracatu Atômico, Toda Menina Baiana, Flora, Expresso 2222 e Palco.

A passagem de Gil pelo Festival de Montreux no dia 6 de julho também havia sido devidamente registrada naquele ano. "Àquela altura, Montreux já tinha como prática regular gravar e filmar tudo. Portanto, o show daquele ano não foi gravado a pedido da WEA", explica Gil a respeito das fitas de 24 canais enviadas para o Brasil e que provavelmente não se transformaram em disco em função não só do projeto "Luz do Solo", que virou produto em 1987, como também de outro projeto surgido de repente ao final da turnê japonesa.

"Estávamos fazendo a excursão pelo Japão quando, já próximo do final, o Daniel (Rodrigues, empresário) me veio com a idéia de gravar... porque a produtora japonesa da excursão tinha um contato na Sony que havia criado uma máquina de gravação digital", historia Gil. "Seria o primeiro (e até hoje único) disco meu totalmente gravado, mixado e masterizado digitalmente, então esse foi o maior interesse pelo disco – que nem chegou a ter versão em vinil".

"Live In Tokyo", lançado aqui como Ao Vivo em Tóquio somente em 1995, saiu inicialmente no Japão em maio de 1987. No seu repertório, sucessos de Gil das décadas de 60, 70 e 80 – inclusive a recente Barracos.

Junho, 2002


PS (1): O show de Gil em Montreux no dia 6 de julho consistiu das seguintes músicas: Realce, Barracos, Logos versus Logo, Vamos Fugir, Extra, Sarará Miolo, Aquele Abraço, Maracatu Atômico, Febril, Flora, Expresso 2222 (com participação de Elba Ramalho), Soy Loco por Ti, América, Mar de Copacabana, Um Banda Um, Touche Pas à Mon Pote, Toda Menina Baiana, Palco e Aquele Abraço (reprise com Paulinho da Viola).

PS (2): A turnê japonesa de agosto e setembro de 1986, que incluiu shows em Kobe (dia 24/08), Osaka (26/08), Hiroshima (30/08), Kokura (02/09) e Sendai (08/09), terminou com o show de Tóquio, tanto gravado quanto filmado no dia 10 de setembro, e que consistiu do seguinte repertório: Realce, Barracos, Clichê do Clichê, Vamos Fugir, Oração pela Libertação da África do Sul, Aquele Abraço, Maracatu Atômico, Oriente, Flora, Expresso 2222, Soy Loco por Ti, América, Tempo Rei, Sarará Miolo, Um Banda Um, Touche Pas à Mon Pote, Toda Menina Baiana, Palco e Não Chore Mais.

PS (3): Em agosto de 1990, quatro anos depois, Gil retornou ao Japão para uma nova turnê. Seu repertório já foi bem diferente: Vida, Andar com Fé, Baticum, Nos Barracos da Cidade, Brasileirinho, De Bob Dylan a Bob Marley, Aquele Abraço, O Eterno Deus Mu Dança, Réquiem para Mãe Menininha, Flora, Extra, Mon Tiers Monde, Do Japão e Soy Loco por Ti, América.





1 comentario: