lunes, 2 de abril de 2018

2018 - “As cidades dos poetas”




O GLOBO

LIVROS
CULTURA

Ciclo de conferências começa com análise de músicas de Caetano Veloso
As cidades e a poesia são tema de palestras na ABL nesta terça, dia 3



Acadêmico Antônio Carlos Secchin analisará letras de Caetano Veloso em sua palestra Foto: Fernando Lemos


POR BOLÍVAR TORRES
02/04/2018

RIO - Os grandes espaços urbanos sempre foram um dos temas preferidos de romancistas, contistas e ensaístas. Com a poesia não poderia ser diferente, como comprova o ciclo de conferências “As cidades dos poetas”, promovido pela Academia Brasileira de Letras. O evento começa nesta terça, dia 3, às 17h30m, no Teatro Raimundo Magalhães Jr, com a palestra “Caetano Veloso: Londres e São Paulo”, do acadêmico, professor, poeta e ensaísta Antônio Carlos Secchin, também coordenador do ciclo. A palestra versará sobre a construção da ideia de cidade — no caso, Londres e São Paulo — a partir da subjetividade do cantor, compositor e — por que não? — poeta.

Caê “Globe trotter”

As outras três palestras do mês de abril acontecem todas as terças-feiras, sempre abordando a relação entre um poeta e duas urbes: João Cabral de Melo Neto (Sevilha e Recife), no dia 10, por Felipe Fortuna; Olavo Bilac, no dia 17, por Emmanuel Santiago, que faz segredo sobre as cidades em pauta; e Ferreira Gullar (São Luís e Rio de Janeiro), no dia 24, por Adriano Espínola.

— Achei o tema oportuno, primeiro porque é muito forte e impactante na poesia ocidental desde o século XIX, segundo porque não havia ainda sido trabalhado no âmbito das conferências da ABL — explica Secchin. — Mas também uma maneira de puxar a sardinha para a poesia. A ficção tem audiências maiores, e eu queria chamar atenção para o fato de que essas grandes questões também são muito bem tratadas na poesia.

Sétimo ocupante da cadeira nº 19 da ABL, Secchin pretende analisar em sua palestra duas letras de Caetano: “London, London”, de 1971, composta em inglês durante o exílio em Londres; e “Sampa”, de 1978, que faz referência aos anos em que o cantor morou na capital paulista.

— Caetano escreveu sobre tantas cidades que é quase um globe trotter. Dava para fazer um ciclo só com ele — brinca Secchin. — Mas é interessante notar as diferenças entre “London, London” e “Sampa”. A primeira traz uma experiência quase imediata, composta em cima do lance, nos anos 1970. Já a segunda recorda o início da carreira dele em São Paulo, dez anos antes, e tem um caráter memorialístico.
A palestra de Emmanuel Santiago sobre Bilac também promete surpreender. As cidades envolvidas não foram reveladas, mas Secchin tem um palpite:
— Costumamos associar Bilac ao poeta parnasiano, mas ele também arregaçou as mangas para fazer a crônica das transformações urbanas do Rio de Pereira Passos.

“As cidades dos poetas”
SERVIÇO:
Nesta terça, dia 3, às 17h30m
Quanto: Grátis
Onde: ABL — Av. Presidente Wilson 203, Centro (3974-2516)
Classificação: Livre


No hay comentarios:

Publicar un comentario