domingo, 14 de enero de 2018

2012 - GILBERTO GIL / STEVIE WONDER


23/12/2012

Do Ego

Famosos prestigiam show de Gilberto Gil e Stevie Wonder no Rio de Janeiro


Dupla se apresenta no Imperator (Centro Cultural João Nogueira), no Méier, na Zona Norte carioca, na noite deste domingo, 23/12. 

Renda da apresentação será revertida para a Sociedade Viva Cazuza. 





Stevie Wonder faz show no Rio e toca com os filhos no palco

Por Priscila Bessa (iG Rio de Janeiro)
24/12/2012

O cantor e compositor americado cantou sucessos como "You Are The Sunshine Of My Life" e fez dueto com Gilberto Gil com direito a clássicos natalinos
Muitas brincadeiras, gentilezas em português, canções natalinas, família e até “Garota de Ipanema”. Essa foi a fórmula usada por Stevie Wonder para acalmar os ânimos da plateia de cerca de 700 pessoas que aguardou mais de duas horas para assistir ao show do norte-americano junto com Gilberto Gil, que se apresentaram na noite deste domingo (23/12), no Rio de Janeiro.

O show, no Centro Cultural João Nogueira, antigo Imperator, no Méier, zona norte da cidade, contou com uma hora de apresentação do brasileiro e pouco mais de duas horas de Wonder, que fez alguns duetos com Gil. Parte da renda foi revertida para a Sociedade Viva Cazuza, instituição que atende crianças e adolescentes portadores do vírus da HIV.

Já impaciente pelas horas de espera, o público foi amaciado por Gilberto Gil que abriu a noite com “Realce” e emendou numa sequência de sucessos como “A Novidade” e “Aquele Abraço”. O baiano não deixou de se desculpar pelo atraso antes de colocar a plateia para dançar. “Os alinhamentos astrais não acabaram com o mundo, mas em compensação os eletro eletrônicos estão bastante prejudicados”, disse ele, arrancando risos do público.

Atrasos e vaias
Empolgados, parte dos fãs de Gil desceram pela arquibancada e acompanharam a apresentação dançando em frente ao palco. Às 23h05 o baiano encerrou sua parte solo no show – ele encurtou a apresentação em duas músicas – e um integrante da produção anunciou que haveria um intervalo para a mudança dos equipamentos de Gil para os de Wonder.

A troca, prevista para durar 15 minutos, levou uma hora, o que deixou o público novamente arredio. O espectadores chegaram a bater palmas e vaiar enquanto Wonder não subia ao palco.

Dez minutos após a meia-noite finalmente o astro do soul entrou em cena. Para desarmar a plateia, ele abriu o setlist com a canção “Wonderful World”, de John Cook, e começou a flertar com o público. Primeiro, soltou um “Tudo bem?” em português.

Depois um “obrigado, obrigado”. Em seguida, pediu que homens e mulheres se alternassem repetindo alguns trechos, escolhidos por ele, das melodias.

Envolvido, o público nem se incomodou quando Wonder caçoou da plateia brincando que lhes faltava harmonia e que precisavam praticar mais. Entre brincadeiras e gargalhadas, Wonder agradeceu por estar realizando o show no Rio. “Levanto as mãos e agradeço a Deus por estar aqui, ainda mais nessa época de festas. Desejo a vocês boas festas”, afirmou o cantor e compositor.

“Boas Festas”
No meio de tantos sucessos, ele reservou um espaço para tocar “Garota de Ipanema” com uma gaita enquanto o público o acompanhava em coro. “Não tenho ideia do que vocês querem dizer. Eu gostaria muito de saber cantar em português, mas por enquanto vou cantando do jeito que eu sei mesmo. É muito bonito”, disse, derretendo os fãs.

Depois, Wonder dividiu os vocais com Gil em “The Secret Life Of Plants” e cantou hits como “Isn´t She Lovely” e “You Are The Sunshine Of My Life”. Esta última, canção feita em homenagem a filha mais velha, Aisha, que é uma das backing vocals do pai. Algumas músicas depois Wonder chamou Gil ao palco pela segunda vez e os dois cantaram uma mistura de “Boas Festas” com “Merry Christmas Baby”.

Empolgado, ele também chamou os filhos mais novos, Kailawa, 11 anos, e Mandla, 8. Kailawa tocou bateria no palco enquanto o caçula o acompanhava com um chocalho. O momento família teve direito a lágrimas quando Wonder pediu que Aisha se aproximasse e contou para o público que ela estava com muitas saudades do filho, Miles. Para animar a primogênita, ele pediu que a plateia desejasse feliz Natal para Miles deixando Aisha emocionada.

O espetáculo foi uma prévia do que os fãs cariocas poderão conferir na noite de terça-feira (25), quando os dois cantores voltam a se apresentar juntos, desta vez para um público nada intimista, num palco montado em frente ao Hotel Copacabana Palace, na praia de Copacabana, na zona sul.


Foto: Marcos Hermes



23/12/2012 

Famosos lotam plateia para assistir ao show de Gil e Stevie Wonder

A apresentação da dupla, que teve renda revertida para a Sociedade Viva Cazuza, começou com muitas vaias após um grande atraso.

Léo Martinez do EGO, no Rio

Gilberto Gil e Stevie Wonder se apresentam na noite deste domingo, 23, em uma casa de espetáculos no bairro do Méier, subúrbio do Rio. Vários famosos lotaram a plateia VIP do show que teve parte da renda revertida para a Sociedade Viva Cazuza. Um atraso de mais de duas horas causou tumulto, vaias e confusão entre o público que pagou até R$ 800 pelo ingresso. Segundo a produção local, o atraso se deu após constatações de problemas técnicos nos equipamentos de som.

"Com os ingressos custando esse preço, espero que toda a renda seja revertida tirando claro as despesas deles. Já levei muito não de amigos, mas dos artistas nunca", disse Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e fundadora da Sociedade Viva Cazuza, que completa 22 anos de inauguração.

Edson Celulari levou a namorada, Karin Roepke, para a apresentação. "Sou muito fã do Stevie e do Gil. Tinha comprado ingresso para ver o Stevie no Rock in Rio mas acabei perdendo. Hoje estou aqui realizando um sonho", contou o ator, que atualmente está no ar em "Guerra dos Sexos". O ator disse ainda que vai passar o Natal na serra do Rio sem os filhos, que ficam com a sua ex-mulher Claudia Raia, e que o réveillon passará com as crianças no Rio.

Flora Gil, mulher de Gilberto Gil, falou sobre o encontro dos cantores e comentou alguns detalhes osbre o encontro deles na noite anterior ao show: "Ele chegou ontem à noite e estamos hospedados no mesmo hotel. Os dois passaram a noite toda conversando sobre política, música e os negros no Brasil. O Obama també foi assunto deles. Para o Gil, o Stevie Wonder é o João Gilberto da América, ele é louco por ele."

Patricia Poeta levou alguns familiares para o show: "Hoje trouxe toda a família. Tem sogro, sogra, marido e filho. Acho um encontro lindo ainda mais com essa questão da renda beneficente. Tem também um número com a Preta Gil que eu adoro demais", disse a apresentadora do "Jornal Nacional".


 
Foto: Roberto Teixeira/EGO

Foto: Roberto Teixeira/EGO

Foto: Roberto Teixeira/EGO


Bebel Gilberto, Cláudia Abreu e Lucinha Araújo - Foto: Manuela Scarpa/Foto: Rio News

Moreno Veloso - Foto: Manuela Scarpa/Foto: Rio News


Tony Belloto e Malu Mader - Foto: Roberto Teixeira/EGO

Marina Lima - Foto: Roberto Teixeira/EGO




O GLOBO

Stevie Wonder e Gilberto Gil emocionam no Natal em Copa
Espetáculo na Praia de Copacabana começou com Gilberto Gil às 20h em ponto

por Ludmilla de Lima
25/12/2012

PM estima público entre 450 e 500 mil pessoas em Copacabana
Foto: Eduardo Naddar - O Globo

RIO — Stevie Wonder e Gilberto Gil levaram 500 mil pessoas às areias da Praia de Copacabana para um show especial no Natal carioca. O baiano de 70 anos abriu o evento, às 20h, com seus maiores sucessos e uma homenagem a Dona Canô, mãe de Caetano Veloso, morta na manhã desta terça-feira. Depois, às 22h20m, o americano de 62 anos, levantou a plateia com hits e afirmou ser uma bênção estar no Brasil nesta data. No final do show, os dois fizeram um esperado dueto, com "Só chamei porque te amo/I just called" e músicas natalinas.

O cantor baiano Gilberto Gil abriu o evento pontualmente às 20h, com um show de aproximadamente 1h30m de duração, que contou com os maiores sucessos da carreira do artista de 70 anos.

No domingo, em show beneficente, no Centro Cultural João Nogueira, na Zona Norte do Rio, Gil teve problemas com o som e começou a apresentação - que também contava com Stevie Wonder - com duas horas de atraso. Mas, desta vez, em Copacabana, a pontualidade foi seguida.

— Feliz Natal e obrigado pelo presente da presença de vocês —disse Gil, após cantar "Realce", primeira música do show.

Durante o show, o baiano fez uma homenagem à mãe de Caetano Veloso e Maria Bethania, que morreu na manhã desta terça-feira, ao dedicar a Dona Canô a música "Marinheiro só" (de Caetano).

— Viveu uma vida longuíssima e deixou uma família linda. Tanto trabalho, tanta devoção. Nossa Senhora de Santo Amaro, viva mãe Canô, sempre em nosso coração. Ela, que tinha tanto orgulho do samba de roda — disse Gil.

O cantor também recebeu a filha Preta Gil no palco para a música "Preta pretinha". Confira o set list do show: "Realce", "A novidade", "Não chore mais", "Is this love", "Copacabana, "Domingo no parque", "Aquele abraço", "Marinheiro só", "Andar com fé, "Preta Pretinha", "Meu corpo quer você", "Esperando na janela", "Palco", "Vamos fugir", "Barracos" e "Toda menina".

Stevie Wonder quer voltar ao Brasil
Acompanhado da filha mais velha e dos dois filhos menores, Stevie subiu ao palco montado em frente ao Copacabana Palace, para o show especial de Natal, às 22h20m. Antes de abrir a apresentação com "What a wonderful world this would be", o artista agradeceu o convite para se apresentar no Brasil:

— Tudo bem? — começou, em português, para depois falar com o público, em inglês:

— Quero desejar feliz Natal a todos aqui. É uma bênção vocês me convidarem para vir aqui fazer parte desta celebração. É minha primeira vez no Natal no Brasil
O público cantou junto com Stevie Wonder, que apresentou sucessos de sua carreira e fez cover de Michael Jackson, com "The way you make me feel", e de Bob Marley, com "Waiting in vain".

Gil e Stevie dividiram o palco na apresentação do americano, por volt das 23h50m. O baiano chegou cantarolando os versos "Você abusou, tirou partido de mim, abusou". Em seguida, ele começou a cantar "Só chamei porque te amo" e Stevie continuou com "I just called". Depois, eles cantaram "You are the sunshine of my life", "We are the world", "Noite feliz" e "Boas festas".

Antes do fim do show, o filho mais novo de Stevie voltou ao palco para tocar bateria em "Superstition", acompanhado da banda do cantor.

— Quero voltar ao Brasil e fazer um show beneficente. Quero que todos levem brinquedos e roupas para doar a crianças que não podem comprar. Vocês estão comigo? Nós podemos fazer isso. Yeah! — prometeu Stevie, na despedida.

A produção do show divulgou um provável set-list de Stevie Wonder, que acabou não sendo seguida à risca: "What a wonderful world this would be", "Bird of beauty", "Master blaster", "Higher ground", "The way you make me feel", "Waiting in vain", "You and I", "Dont you worry", "The secret life of plants", "I d'ont know why I love you", "Send one your love", "The girl from Ipanema (Harmonica)", "Sir Duke", "Signed sealed delivered", "I just called", "Livin for the city", "That's what Christmas means to my love", "You are the sunshine of my life", "Happy birthday", "Christmas Song em portguês", "Merry Christmas baby", "Superstition" e "My cherie amour".

A área em frente ao palco começou a encher no fim da tarde desta terça-feira. Muitos chegaram horas antes da hora prevista para o início do show para garantir uma visão privilegiada dos dois astros. Moradora de Copacabana, Carmen Rodriguez, de 68 anos, era uma das pessoas que já estava posicionada junto ao palco horas antes de o espetáculo começar:

— Eu gosto muito do Stevie Wonder, e vim também por ser um cantor internacional. Não é todo dia que temos oportunidade de ver uma estrela dessas aqui pertinho.
Socorro Santos, de 50 anos, que está no Rio de férias, também veio para Copacabana esperar o show. Ela é outra fã que já garantiu um lugar pertinho do palco. O marido dela, Ademir dos Santos, de 65 anos, mesmo se locomovendo por meio de uma cadeira de rodas, fez questão de ir para a areia ver a apresentação:

— Adoro as músicas deles. Moro em Roraima e não podia perder a chance de ver o show.

O palco — o mesmo que no réveillon receberá a cantora Claudia Leitte, entre outras atrações — foi montado na altura do Hotel Copacabana Palace. Na calçada do hotel, uma família de Manaus veio para o Rio passar o Reveillon e para ver o show de Stevie Wonder, considerado pelos turistas uma prévia do Show da Virada. O grupo assiste ao show tranquilo, sentado em cadeiras de praia.

— Está muito gostoso este fim de dia em Copacabana, tanto o por do sol quanto o clima, o astral — disse Naete Bandeira, de 29 anos.



Cantor baiano agradeceu a presença do público, que compareceu em peso mesmo no dia de Natal - Foto: Mônica Imbuzeiro/O Globo

Preta Gil e Gilberto Gil dividem o palco nas músicas Preta pretinha e Meu corpo quer você - Foto: Mônica Imbuzeiro/O Globo

 

  
Stevie Wonder subiu ao palco ao lado dos filhos - Foto: Mônica Imbuzeiro/O Globo





No hay comentarios:

Publicar un comentario