domingo, 26 de noviembre de 2017

1988 - NOITE DE CRISTAL


"Bethânia, minha genial irmã, tinha me pedido uma música pra seu disco de faz tantos anos. Agora, ela mesma me relembrou essa canção quase esquecida (se foi em algum nível conhecida) e eu fiquei encantado com a beleza. Canções assim nem me lembro que são minhas. Marcio Victor juntou uma turma na Bahia e pôs a percussão com que eu sonhava."

Caetano Veloso 23/11/2021


“Escrevi ‘Noite de Cristal’ no final dos anos 1980 pra Maria Bethânia gravar. Fiquei desenhando o rosto dela cercado de cores enquanto ouvia a música que encerra o álbum ‘Meu Coco’. Carlinhos Brown gravou com ela nos 80. Foi ele quem pôs ‘a banda do Olodum’ na jogada. Então, agora que sou eu a cantar, faço o retrato de Bethânia e canto o nome de Brown”


Caetano Veloso, 2021










Música e letra: Caetano Veloso
© 1988 Saturno

Noite centrilha de noite
Noite luzidia
Nua na telha de vidro
Lua Mãe Maria
Noite multiplica o brilho
Voz de agudo som
Chuva de arroz, trigo e milho
Noite de ano-bom
Noite prisma
Momento total
O mundo cisma
Mais eu miro o teu cristal
E vejo, e peço dias de outras cores
Alegrias para mim
Pra o meu amor e meus amores









1988 - MARIA BETHÂNIA
Álbum "Maria"
BMG / Ariola LP 140.0004, B-6.1.





2021 - CAETANO VELOSO
Álbum "Meu coco"
Uns Produções / Sony Music, Track 12.
 
Plataformas digitais
Lançamento: 21/10/2021
  


Caetano Veloso: Voz e Violão
Miguel Góes: Baixo
Lucas Nunes: Guitarra
Márcio Victor: Surdo, Caixa e Repique
Jorginho Barbosa: Repiques, Caixa e Surdo de Meio
Jadsom Souza: Repiques, Caixa e Surdo de Meio
Jaques Morelenbaum: Arranjo de Cordas, Regência e Violoncelo Solo

Daniel Guedes (Spalla), Pedro Mibielli, Suray Soren, Fernando Matta, Thiago Teixeira e Tamara Barquette: 1° Violino
Antonella Pareschi, Léo Ortiz, Rogério Rosa, Carol Panesi, William Doyle e Leonardo Fantini: 2° Violino
Diego Silva, Pedro Amaral, Bernardo Fantini e Carlos Santos: Viola
lura Ranevsky, Claudia Grosso, Hudson Lima e Daniel Silva: Violoncelo
lura Ranevsky: Arregimentação Cordas


Roadie Percussão: Marcos Lima
Técnicos de gravação: Lucas Nunes, William Luna (Gravações de cordas) e Paulada (Gravação de Percussão)
Mixagem: Daniel Carvalho e Lucas Nunes
Masterização: Alexandre Rabaço


Gravado nos Estúdios Lavigne (RJ) e Cia dos Técnicos (RJ)



"Se eu fosse continuar o que comecei a fazer no fim da infância e no começo da adolescência, eu seria pintor. Eu desenhava e pintava, mas fazia anos que eu não desenhava. 

No visualizer de “Noite de Cristal”, eu desenhei um retrato de Bethânia. Apareço desenhando e pinto cores em volta. Foi a última coisa que eu fiz nessa área."

(Caetano Veloso, 10/2/2022)









No hay comentarios:

Publicar un comentario