domingo, 8 de octubre de 2017

2013 - SOMOS TODOS AMARILDO






O GLOBO

Cultura

Caetano Veloso e Marisa Monte cantam para público mascarado de Amarildo no Circo Voador
Show beneficente arrecadou fundos para família do pedreiro morto por policiais na Rocinha


Marisa Monte e Caetano Veloso no show ‘Somos todos Amarildo’, no Circo Voador
Foto: Marcos Ramos / O Globo


POR MARIA FORTUNA
DA COLUNA GENTE BOA
21/11/2013

RIO — Caetano Veloso e Marisa Monte encerraram o show beneficente que arrecadou fundos para a campanha Somos todo Amarildo, na noite de quarta-feira, no Circo Voador, com "Canta, canta, minha gente", de Martinho da Vila. Antes de o público acompanhar em coro o refrão "que a vida vai melhor/ que a vida vai melhorar", Marisa pediu que todos vestissem a máscara com o rosto do pedreiro Amarildo, distribuída na entrada do show.

— Vamos deixar registrado para a posteridade esse momento onde a gente incorpora o Amarildo e graças a isso consegue transformar tantas coisas. É assim que a gente consegue mudar esse país, através da união e da mobilização das pessoas. A gente está aqui celebrando isso hoje — disse Marisa, que, em seguida, sacou o iPhone para clicar o público mascarado. Caetano foi o primeiro a atender ao pedido da cantora.

Pouco antes do início da apresentação histórica que juntou os dois músicos brasileiros no palco da Lapa, a frase "Somos todos cariocas, somos todos Amarildo" foi projetada no telão. Caetano abriu a noite com "Escapulário", música do baiano sobre poema de Oswald de Andrade, ao violão.

— Uma canção que todos vamos cantar juntos, como um mantra, uma oração para o Rio de Janeiro — disse ele, ao puxar a letra "no Pão-de-Açúcar/ de cada dia/ dai-nos, Senhor/ a poesia de cada dia".

Ele cantou ainda "Branquinha", "Um índio", "Maria Bethânia", "Odeio", entre outras. Marisa Monte entrou em cena para dividir as vozes em "Cajuína" e, em seguida, sozinha no palco, enfileirou repertório claramente motivado pela indignação: "Vide gal", de Carlinhos Brown ("Rio, rio, rio/ Rio pra não chorar), "Gentileza", "Dança da solidão". Coube também homenagem ao recém-falecido cantor Lou Reed, com "Pale blue eyes".


Os cantores tiveram a companhia de banda formada por Pedro Baby (guitarra), Marcelo Costa (percussão), Pretinho da Serrinha (cavaquinho e percussão) e Sidão (baixo), no show que foi mais uma ação do projeto "Somos Todos Amarildo". O movimento já havia promovido um leilão para angariar recursos para a família do morador da Rocinha.




Fotos: Vinícius Pereira


















No hay comentarios:

Publicar un comentario