jueves, 13 de octubre de 2016

2006 - HÉLIO EICHBAUER


O convite do lançamento da cultural da UNIRIO – CHRONOS - no dia 9 de maio foi enviado pela Reitora de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Malvina Tânia Futtman, e pelo cenógrafo Hélio Eichbauer, responsáveis pela revista.


Lançamento da publicação cultural Chronos
O Projeto Cultural da Reitoria lançou, nesta terça-feira, dia 9 de maio, a publicação cultural CHRONOS. O evento, que teve o apoio da Fundação Cesgranrio, aconteceu na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. Os convidados receberam um CD-ROM com a íntegra da publicação. A versão impressa será distribuída a bibliotecas de instituições culturais no Brasil e no exterior. O primeiro exemplar contempla a vida e a obra do renomado cenógrafo Hélio Eichbauer. Traz uma entrevista inédita com o artista, ensaios de professores da UNIRIO sobre seu trabalho, reprodução de críticas de alguns de seus principais espetáculos, depoimentos de artistas que trabalharam com ele, desenhos do cenógrafo e uma biografia completa. Além de alunos, professores e técnico-administrativos da UNIRIO, diversas personalidades prestigiaram o lançamento, como os cantores e compositores Caetano Veloso e Adriana Calcanhoto, as atrizes Renata Sorrah, Louise Cardoso, Beth Goulart e Cláudia Lira, os jornalistas Aroldo Costa e Scarlet Moon, o cineasta Luis Carlos Barreto e sua esposa, a produtora Lucy Barreto, o representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Prof. Adair Rocha, o Diretor da FUNARTE, Antonio Gilberto e o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Luiz de Sousa Santos Júnior. Na ocasião, houve uma apresentação multimídia da CHRONOS e uma exposição com imagens do primeiro número, que continua aberta ao público até o dia 24 de maio. 




"... Dois cenários projetados por Helio Eichbauer evidenciam explicitamente a influência da filosofia no seu trabalhos – Show de Caetano Veloso e Milton Nascimento, com sólidos platônicos suspensos sobre os músicos; e o cenário para a Ópera A Flauta Mágica, em cujo cenário também havia sólidos platônicos...." (CHRONOS, 2006, p.80 e 83)
 





CHRONOS Publicação Cultural da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 1 (2006). Helio Eichbauer. Rio de Janeiro, 2006.
 

O FUXICO

10/5/2006

Artistas conferem lançamento literário

Por: Flávia Almeida


9/5/2006 - Foto: Felipe Panfili
Intelectuais, artistas e admiradores se emocionaram com o lançamento da coleção Chronos, da Universidade do Rio de Janeiro. O evento, realizado na noite do dia 9 de maio, na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo, zona sul do Rio.
O primeiro exemplar contempla a vida e a obra do renomado cenógrafo Hélio Eichbauer. Traz uma entrevista inédita com o artista, ensaios de professores da Uni-Rio sobre seu trabalho, reprodução de críticas de alguns de seus principais espetáculos, depoimentos de personalidades que trabalharam com ele, como Caetano Veloso e Renata Sorrah.
“Estou em meio a uma gravação para o trabalho de um amigo, mas fiz questão de estar aqui. Hélio fez a capa do meu disco, Estrangeiro, e a cenografia do show. Fez também Circuladô. É de um talento excelente”, diz Caetano.
Na primeira peça que produziu, Grande e Pequeno, Renata teve cenário de Hélio Eichbauer, mas já havia trabalhado com ele antes, quando encenou Antígona.
“Ele é um cenógrafo, um homem de teatro, um arquiteto, um sabe tudo sobre a alma e o ser humano’, elogia Renata Sorrah.
Beth Goulart e Adriana Calcanhoto também prestigiaram o lançamento de Chronos. O objetivo da publicação é criar um elo entre fontes primárias de pesquisa (entrevistas com realizadores, material iconográfico, ensaios e artigos inéditos etc.) e pesquisadores e estudantes. 







30/11/2006

Especial Hélio Eichbauer é o destaque da UNIRIO na UTV

O Núcleo de Imagem e Som (NIS) apresenta o Especial Hélio Eichbauer na programação do Canal Universitário - UTV, canal 16 da NET-Rio. A direção é de José Schiller e o roteiro de Gisele Badenes.

O programa enfoca a trajetória e a produção do cenógrafo, em parceria com o Projeto Cultural – Reitoria, com depoimentos do próprio Hélio Eichbauer, e de personalidades como Caetano Veloso, Renata Sorrah, Lídia Kosovsky, Amadeo Perez, Beth Filipeck, Sérgio Brito, Fernando Bicudo e Adriana Calcanhoto.

O especial exibe, também, imagens da exposição realizada no Centro Cultural dos Correios e o coquetel de lançamento da Revista Chronos, que homenageou o cenógrafo.

• Especial Hélio Eichbauer vai ao ar no domingo, dia 3 de dezembro, às 21h, na segunda, 4, às 16h, na terça, 5, às 20h, e na sexta, 8, às 20h e 23h30min.

No hay comentarios:

Publicar un comentario