miércoles, 4 de noviembre de 2015

2011 - PAULÍNIA FEST - MPB








 



A quarta edição do Paulínia Festival de Cinema será realizada de 07 a 14 de julho de 2011.


Paulínia Fest 2011 vai se dedicar a MPB


Ter, 14 de Junho de 2011


Festival começa dia 07/07 e ocorrerá paralelamente ao Paulínia Festival de Cinema


Pela primeira vez os já consagrados festivais de música Paulinia Fest e o festival de cinema da cidade de Paulínia, serão realizados simultaneamente. O Paulínia Fest, vai garantir música ao evento dedicado à Sétima Arte. Durante o primeiro final de semana do festival de cinema, a plateia confere o som de Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Seu Jorge e Vanessa da Mata. Isso sem mencionar, o som do Addictive TV e de DJs. 

O Paulínia Fest será abrigado em uma tenda, com capacidade para 5 mil pessoas, armada ao lado do Theatro Municipal de Paulínia entre 7 e 9 de julho. Sempre, a partir das 23h. Um encontro da fina-flor da MPB/Tropicália com background de cinema acontece no pólo cinematográfico, responsável por um terço das produções brasileiras e distante 70 minutos de São Paulo e 10 minutos de Campinas.

Na abertura do festival (7/7), Rita Lee será a estrela do dia. "É a nossa cantora mais cinematográfica", diz Sérgio Ajzemberg, um dos produtores do evento musical, justificando a escolha. Após o show da artista, o público aprecia o som do duo inglês Addictive TV. "Eles unem a música eletrônica com projeções da cinematografia mundial". Ao final de cada noitada, DJs foram escalados para animar a pista.

O festival de música segue com as dobradinhas Caetano Veloso e Seu Jorge (8/7), e Gilberto Gil e Vanessa da Mata (9/7). O evento este terá como "tema" a MPB "Será a trilha sonora do festival de cinema. Música e cinema andam juntos".

 
  


jul 7 2011

Caetano Veloso apresenta canção inédita no Festival de Paulínia

A música vai tomar conta do Festival de Cinema de Paulínia deste ano: além das apresentações musicais já confirmadas simultaneamente à exibição dos filmes, Caetano Veloso dará uma palhinha da canção que compôs especialmente para o longa nacional “Reis e Ratos”.

Nessa sexta (8/07), Caetano apresentará a música auxiliado pela cantora Thalma de Freitas e o violonista César Mendes.

A canção mescla estrofes em inglês e em português e, diz-se, tem tudo a ver com o clima do filme. “Reis e Ratos” tem direção de Mauro Lima (“Meu Nome Não é Johnny”) e produção de Paula Lavigne (“Lisbela e o Prisioneiro”), ex-mulher de Caetano.




Caetano Veloso lançará a música tema do filme nacional 'Reis e Ratos' amanhã, dia 8/7/11, durante o Festival de Cinema de Paulínia.

A canção foi composta por ele especialmente para o longa-metragem dirigido por Mauro Lima.



O número terá as participações especiais da cantora Thalma de Freitas e do violonista César Mendes.



Interpretada partes em inglês e outras em português, a letra tem trechos como “Todos são iguais / Eu sou apenas aquela que lava os seus pratos / Homens, eu sempre pensei ou são reis ou são ratos”.



Caetano Veloso e Seu Jorge protagonizam noite de parcerias no Paulínia Fest

Thalma de Freitas, César Mendes e Vanessa da Mata participaram dos shows.



09/07/2011 - 06:40



A segunda noite do Paulínia Fest foi de parcerias no palco. Os shows eram de Caetano Veloso e Seu Jorge, mas deram às caras e participaram das apresentações a atriz Thalma de Freitas, o violonista César Mendes e Vanessa da Mata; além de um dueto entre as grandes atrações da noite na música “Qualquer coisa”. Caetano Veloso subiu ao palco aproximadamente 00h30, com uma hora de atraso, como no dia anterior, quando Rita Lee foi a atração.

“Desculpa eu nem sequer ter treinado muito”, disse, antes de dedilhar a segunda música do show, “Luz do Sol”. Mas a canção que fez os presentes cantarem em coro pela primeira vez veio a seguir, e “Força Estranha” começou a afinar a relação entre Caetano e o público. “Com esse frio, queria estar aí embaixo, junto com todo mundo... ”, emendou ao finalizar a canção, em uma noite que chegou a marcar oito graus.

Com “A Felicidade” de Tom Jobim e “O Leãozinho”, faixa que recentemente ganhou uma versão gravada pela banda americana Beirut, o show engrenou.



O segundo dia do festival também expôs algumas falhas técnicas, incluindo uma microfonia que o fez parar “A Voz do Morto”. “Que isso... Já vi microfonia, mas essa foi terrível”, comentou pouco antes de retomar a música.



Outro problema evidente durante o show foi o som para quem estava no camarote do Paulínia Fest: a voz de Caetano era quase inaudível.



Dando início as participações que seguiriam durante à noite, César Mendes e Thalma de Feitas foram chamados para se juntarem à música, que Caetano revelou ser parte da trilha sonora do filme “Reis e Ratos”, de Mauro Lima, longa-metragem a ser lançado.


“Alegria, Alegria” foi a faixa tocada antes de Seu Jorge ser chamado ao palco para cantar “Qualquer Coisa”.

O fim da apresentação de Caetano Veloso levou Seu Jorge novamente ao palco, e dessa vez junto com Thalma Freitas, em clima de roda de violão, com ambos agachados ao lado do banquinho do baiano.



Atendendo aos pedidos de bis, voltou para tocar mais duas músicas: “Sozinho” e “A Luz de Tieta”, que fechou a apresentação de aproximadamente uma hora e meia.







Show de participações em Paulínia
Caetano, Seu Jorge, Thalma de Freitas e Vanessa da Mata subiram ao palco do festival


por Rubens Vitti Jr.


Caetano Veloso fez uma verdadeira homenagem a sétima arte em sua apresentação no Paulínia Fest desta sexta-feira, 9 de julho. Sua saga de música-cinema teve Luz do sol, do filme Índia, a filha do Sol, e Força estranha. A festa começou depois que o filme O Palhaço, de Selton Mello, foi exibido no Theatro Municipal. Na plateia, o elenco do filme, além convidados como Rodrigo Santoro e Caio Blat.


Para o público, porém, era esperado o agitado show de Caetano com a banda Cê. Muitos se decepcionaram quando souberam que o cantor faria o show sozinho. O festival de sucessos executados, no entanto, animou a plateia. Sampa, Alegria alegria e Terra foram acompanhadas em coro pelo público. Microfonia em excesso e a voz baixa do cantor irritaram o público, que fizeram burburinho enquanto as canções mais lentas eram executadas. Caetano, porém, não deu piti, como frequentemente acontece quando existem problemas no som.


PARTICIPAÇÕES - Num momento especial do show, Caetano convidou Thalma de Freitas para o palco, junto com o violonista César Mendes para interpretar a canção inédita Reis e ratos, tema do filme de Mauro Lima, que deve estrear em 2012. Mais uma vez, uma homenagem ao cinema. Thalma estava afinadíssima e os dois interagiram de maneira ímpar. Em seguida, Caetano convidou Seu Jorge para o palco. A dupla cantou Qualquer coisa. Nem tão emocionante quanto a participação de Thalma, fato. O show foi encerrado com o bis de Caetano para Sozinho e A luz de Tieta, com a volta dos convidados ao palco.


SEU JORGE - O que o show de Caetano trouxe de melancolia e solidão no palco, 
Seu Jorge compensou com uma banda de 10 músicos animadíssimos. O samba-rock, o funk e o reggae se misturaram. Seu olhar, Burguesinha, Zé Caroço, Tive razão fizeram parte do repertório, que ainda teve uma versão bem diferente de Chatterton. Interpretações de Na rua, na chuva, na fazenda, de Hyldon, e A Carne, parceria dele com Marcelo Yuka e sucesso na gravação de Elza Soares, também fizeram parte do set.

As participações também fizeram parte do animado show do cantor. Primeirou foi a volta de Thalma e, para a surpresa de todos, Vanessa da Mata entrou à francesa para cantar Carolina. Ambas voltaram no bis e culminaram a apresentação com Sossego, de Tim Maia.





Caetano e Seu Jorge no palco

 

Pode-se dizer que Caetano Veloso é um cantor barato: precisa apenas de um banquinho, um violão e um microfone para encantar as cerca de 5 mil pessoas que passaram pela tenda montada ao lado do Theatro Municipal para o Paulínia Fest, que terminou ontem. A segunda noite do evento, que acontece paralelo ao Festival de Cinema, teve apresentação do baiano e do carioca Seu Jorge, que cantou duas músicas com Veloso.


O show de Caetano teve quase duas horas e contou com as participações do violinista César Mendes e da atriz e cantora Thalma Freitas, na música-tema do filme inédito “Reis e Ratos”, de Mauro Lima.


Diferentemente do que o público imaginava, ao invés de Caetano cantar músicas dos dois últimos álbuns, - “Zii e Zie” e “Cê” - o cantor fez um apanhando de sucessos dos seus 46 anos de carreira, como “Leãozinho”, “Alegria, alegria”, “Luz do Sol”, parte da trilha do filme “Índia, a Filha do Sol”, de Fábio Barreto”, “Sou Você”, do filme “Orfeu”, da refilmagem de Cacá Diegues do clássico de Albert Camus, e “Luz de Tieta”, também de Diegues. As canções que fizeram parte de filmes que marcaram a história do cinema nacional deixaram o evento de música em maior sintonia com o Paulínia Festival de Cinema.


Na sequência, foi a vez de chamar Seu Jorge, com quem cantou “Marrakesh”. O carioca se apresentou logo após Caetano. O tom dançante do show foi marcado pelos sucessos “Burguesinha”, “Mina do Condomínio”, e, claro, “Carolina”.


Para ontem, último dia do Paulínia Fest, estavam previstos shows de Vanessa da Mata e Gilberto Gil. | RP






 

 

 

 



 


 

   

 
























No hay comentarios:

Publicar un comentario