lunes, 16 de noviembre de 2015

2008 - TERNO DE REIS FILHOS DO SOL



A festa de 'Dia de Reis' de dona Canô

Santo Amaro se vestiu de dourado na noite do sábado, 5, para celebrar o "Dia de Reis" - que acontece todo dia 6 de janeiro, e festejar Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.



"Todo dia 7 de janeiro sempre fazíamos uma festa para celebrar a data de casamento de meu pai e minha mãe. Depois que meu pai morreu, unimos a vontade de lembrar essa data com os festejos do 'Dia de Reis' que sempre acontecem em Santo Amaro da Purificação", conta Rodrigo Antônio, um dos oito filhos da matriarca.





ISTOÉ Gente
8/1/2008

Festa de Reis do clã Veloso

Aos 100 anos, Dona Canô reúne os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia em homenagem ao dia de reis
 
TEXTO AURORA AGUIAR


Dona Canô cercada pelos filhos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Clara Veloso e o neto Tom



Dona Canô conseguiu reunir a família e toda a cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, para comemorar antecipadamente o Dia de Reis, no sábado 5. A data católica, celebrada em 6 de janeiro, também serviu para que os oito filhos – dentre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia – comemorassem a data de casamento de Canô com José Telles Velloso, falecido em 1983. “Depois de três ou quatros anos que meu pai morreu, minha mãe sentiu necessidade de alegrar a ocasião. Então, unimos a vontade de lembrar essa data com os festejos que acontecem na cidade”, contou Rodrigo Antônio, 72, o terceiro da prole da matriarca e também idealizador da festa.





A mãe de Caetano é coroada na festa


Caetano, que sempre passa o verão junto à família, esteve mais uma vez na celebração. Já Bethânia nem sempre consegue comparecer à cidade natal nesta época.



“Este ano foi muito especial porque Caetano e Maria Bethânia estavam por aqui. Caetano não falta nunca, mas nem sempre todos conseguem estar juntos”, disse Rodrigo. Centenas de pessoas da pequena cidade do Recôncavo Baiano juntaramse à família Veloso e concentraram- se na Sociedade Filarmônica Lyra dos Artistas para a festa, que começou por volta das 21hs. Em seguida, o cortejo fez sua primeira parada na casa de Dona Canô, onde ela recebeu uma coroa e a visita dos três reis magos. Depois, seguiram para a Igreja de Santo Amaro. As homenagens estenderam-se até as 6h de domingo, no entanto, Dona Canô deixou a festa mais cedo. Com regalia de quem tem invejáveis 100 anos de idade, ela recolheu- se à meia-noite, satisfeita com a comemoração.

 
Centenas de pessoas participaram da celebração religiosa







Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Revista CARAS

por Valdemir Santana


O Terno de Reis Filhos do Sol, de d. Canô Velloso (100), cortejo religioso de tradição portuguesa inspirado nos Reis Magos e que anima Santo Amaro da Purificação, Bahia, há mais de 50 anos, nesta edição teve ares diferentes por indicação de Maria Bethânia (61), filha de d. Canô. Perfumes em spray foram distribuídos aos participantes, que cantavam e dançavam pelas ruas do centro histórico da cidade. “Fizemos referência ao orixá Oxum, que protege minha mãe, e achei que deveria levar água-de-cheiro para abençoar o povo”, disse Bethânia, ao lado da mãe e do irmão Caetano Veloso (65).


Essa foi uma das raras vezes em que o cantor não desfilou representando um dos três Reis Magos. “O terno está lindo. E é divertido vê-lo nas ruas, é tão animado”, disse Caetano, que acompanhou tudo com o filho Tom (8). A festa começou ao anoitecer, com a concentração na sede da Lyra dos Artistas, centenária filarmônica local. “Fico feliz em ver como a cidade adotou este terno, que começou pequeno, coisa de família”, agradeceu d. Canô.



O cortejo, então, foi formado e seguiu para a calçada em frente da residência da família. Em meio aos aplausos, a estudante Mariana Toniolo (24), namorada do jornalista Jorge Velloso (24), bisneto da homenageada, pôs a coroa de “anja” dos reis, símbolo da festa, na cabeça de d. Canô, que, em seguida, foi de carro acompanhar o desfile.



De toda a família, Rodrigo Velloso (69) era o mais animado: foi ele quem criou a festa para comemorar também o aniversário de casamento dos pais, d. Canô e seu Zeca. E a admiração passou para as outras gerações do clã. “Se depender de mim essa festa continuará com todo o vigor”, prometeu Jorge.
 










No hay comentarios:

Publicar un comentario