jueves, 30 de julio de 2015

2000 - BRASIL 500 ANOS - Caetano Veloso e Dulce Pontes







Praça da Paz, parque Ibirapuera, zona sudoeste de São Paulo
22/4/2000,  às 16h



Praia de Ipanema - Posto 10, Rio de Janeiro
23/4/2000,  às 18h





22/4/2000 - Caetano Veloso durante show com a cantora portuguesa Dulce Pontes no parque Ibirapuera - São Paulo (SP). Foto: Flávio Florido / Folhapress









22/4/2000, Caetano Veloso e a cantora portuguesa Dulce Pontes durante show no parque Ibirapuera (SP) – Foto: Flávio Florido / Folhapress










19/4/2000

da Folha Online
em São Paulo

A intenção é promover encontros de vozes e ritmos, como unir Caetano Veloso e a portuguesa Dulce Pontes. A fórmula é do “Pão Music 2000”, que inicia no sábado (22) uma série de espetáculos musicais gratuitos no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A apresentação faz parte das comemorações dos 500 Anos do Descobrimento, tendo início às 16h, na Praça da Paz do Ibirapuera. O projeto oferece ao público a oportunidade de prestigiar gratuitamente, ao “ar livre”, shows com os principais nomes da música do Brasil e de Portugal.

De acordo com a assessoria de imprensa do festival, o repertório ainda não está totalmente definido, mas está certo que Caetano Veloso irá cantar seus grandes sucessos, principalmente os relacionados com São Paulo.

Caetano dividirá o palco com Dulce Pontes, considerada uma das vozes mais belas de Portugal. Nascida no Montijo, em 1969, Dulce tem estilo e interpretação próprios. Ela se destaca tanto cantando um rock quanto um fado português ou uma canção de Angola.

Para Dulce, cantar é uma forma de liberdade que não cabe em países nem fronteiras de qualquer espécie.

Programação

22 de abril: Caetano Veloso e Dulce Pontes
28 de maio: Milton Nascimento e Sérgio Godinho
25 de junho: Daniela Mercury e Luis Represas
30 de julho: Gilberto Gil e Maria João e Mário Laginha
13 de agosto: Ney Matogrosso e Marta Dias
10 de setembro: Maria Bethânia e Madredeus
29 de outubro: Djavan e Filipe Mukenga
26 de novembro: Fernanda Abreu, Zélia Duncan e Ala dos Namorados
17 de dezembro: Marisa Monte, Velha Guarda da Portela e Cesária Évora















O GLOBO
21/4/2000










Rio de Janeiro
As novidades não param por aí. O Grupo Pão de Açúcar levará neste ano o “Pão Music” ao Rio de Janeiro, com estréia no domingo (23), às 18h, no posto 10 da praia de Ipanema, também com Caetano e Dulce Pontes.

Os shows têm apoio do Ministério da Cultura, da Comissão das Comemorações Descobrimentos Portugueses - Portugal Brasil 1500-2000, do Instituto Camões, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da Riotur. Estima-se que, no total, cerca de 1,5 milhão de pessoas prestigiem este grande encontro entre brasileiros e portugueses.

Segundo o Diretor de Marketing Institucional do Grupo Pão de Açúcar, Eduardo Romero, a música brasileira é um dos mais importantes instrumentos de expressão popular. “São cinco séculos de influências rítmicas que formaram o grande caldeirão musical brasileiro”, afirmou Romero. “Dos cânticos indígenas à influência da cultura negra, as influências musicais européias, as polcas, os minuetos e a genialidade de nossos mais queridos compositores, tornaram a nossa música infinitamente rica, legítima e que merece e precisa ser preservada.”













22 / 4 / 2000

500 ANOS

Especial para a Folha

Tom Cardoso

Baiano e portuguesa se apresentam juntos hoje, às 16h, no parque Ibirapuera, com entrada franca

Caetano e Dulce Pontes cantam em SP

Quem ficou em São Paulo neste fim-de-semana tem um belo programa para hoje à tarde. Caetano Veloso e a cantora portuguesa Dulce Pontes se apresentam juntos na praça da Paz, no parque Ibirapuera, no Pão Music/Especial 500 Anos.

Os shows do projeto ocorrem normalmente pela manhã, mas, quando se trata do notívago Caetano, dá-se um jeito para adiá-lo para as 16h. "Também prefiro esse horário. É horrível acordar cedo para cantar. Além da preguiça, há um problema técnico, a voz precisa de oito horas para atingir a plenitude", diz Dulce.
A afinidade entre Dulce e Caetano não existe só pelo desprezo de ambos por horários matutinos. Os dois se conheceram em 1996, durante um festival em Roma.

1996 - Roma

Cantaram juntos "Estranha Forma de Vida" e, desde então, se apresentaram em alguns festivais pelo mundo. Dulce, 31, não esconde seu deslumbramento por cantar ao lado do músico baiano.

"Cantar com ele e Jaques (Morelenbaum, maestro responsável pela direção do show) é muito especial para mim. Considero Caetano um grande mestre, ouço suas canções desde criança."

Caetano certamente devolveria os elogios. Fã de Amália Rodrigues, maior cantora de Portugal deste século, morta no ano passado, ele é um dos muitos que enxergam em Dulce uma legítima sucessora da famosa fadista.

Mas, apesar de já ter gravado várias canções que foram sucesso na voz de Amália e de ser apaixonada por sua obra, Dulce rejeita o epíteto de "Nova Amália Rodrigues". "Não canto apenas fados. Tenho influências de música africana e indiana e busco sempre sonoridades modernas."

Ainda não está definido o que Caetano e Dulce vão apresentar juntos. A cantora portuguesa já mostrou talento ao interpretar canções brasileiras, como "Sinal Fechado", de Paulinho da Viola, e "Brasil", de Cazuza, durante um programa especial com intérpretes brasileiros e portugueses. "Vou deixar Caetano preparar o repertório. O que ele escolher está bom", afirma Dulce.

Antes, cada um vai mostrar seu trabalho solo. Caetano vem com o espetacular show Prenda Minha. No repertório, sucessos como "Sozinho" (que nem o Peninha deve aguentar mais), "Esse Cara", "Odara" e "A Luz de Tieta".

Dulce apresentará músicas de seu quinto disco, "O Primeiro Canto", com destaques para a faixa-título, "É tão Grande o Alentejo", "Pátio dos Amores" e "Garça Perdida".

Logo depois do evento no parque Ibirapuera, Caetano Veloso e Dulce Pontes viajam para o Rio de Janeiro, onde vão apresentar o mesmo show, amanhã, às 18h, na praia de Ipanema, ao lado do posto 10.
 




























No hay comentarios:

Publicar un comentario