sábado, 28 de septiembre de 2013

2013 - DONA CANÔ (q.e.p.d.) - 106 años


 
16/09/2013

Caetano Veloso homenageia Dona Canô, que faria 106 anos
 

Caetano ainda bebê no colo de Dona Canô

Hoje é o primeiro 16 de setembro em que não estamos com minha mãe na missa e na festa em Santo Amaro. Até o ano passado, quando ela completou 105 anos, Dona Canô esteve presente e atuante em todos os lugares por onde se estendia o festejo. Da Igreja da Purificação à nossa casa na Rua do Amparo, ela nunca pareceu sentir incômodo com a balbúrdia. A casa é até larga, com duas alas ao lado da porta guarnecida por um portãozinho de ferro rendado. Mas é muito mais comprida (as outras, vizinhas, quando são estreitas, são igualmente longas, com corredores que chegam a quintais que vão dar na Estrada dos Carros). As festas de aniversário de minha mãe pareciam festas de largo, começando na calçada e se estendendo até o fundo do quintal. Minha mãe percorria várias vezes essa longura na cadeira de rodas, passando por tantos amigos e parentes de todas as idades. Para mim é uma data incrivelmente mágica o dia do nascimento de minha mãe. Ela era a vida. E era toda a sabedoria que a vida pode ter sobre si mesma. Tenho saudade do tempo em que ela, cabelo todo preto e muito curto, tocava prato no samba-de-roda (Edith era a mestra, mas minha mãe também tinha a pegada). Hoje não estou em Santo Amaro. Nem sequer estou no Brasil. Faz muito frio em Buenos Aires e chove. Mas está tudo bonito assim na madrugada. Sempre que consigo me sentir um pouco alegre, dou graças a minha mãe.
Caetano Veloso

(del Blog del sitio web de Caetano Veloso)

 
15/09/2013
Missa na segunda-feira lembra nascimento de Dona Canô na Bahia
Matriarca dos Veloso completaria 106 anos neste 16 de setembro.
'Cerimônia simples, mas bonita, com missa cantada', diz Mabel Veloso.
 



 
 
 
 
2012 - 105 años
 
 
 
 

2011 - 104 años
 
 
  2010 - 103 años
 
 
 
 
 
 2009 - 102 años
 
 
 2008 - 101 años
 
 
 2007 - 100 años
 
 
 2006 - 99 años
 
 
 1997 - 90 años
 
 
 
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario