martes, 20 de noviembre de 2012

1977 - BICHO


"Ele levou muitas anedotas. Tinha "Odara", criticada por gente de outras profissões, humoristas, sociólogos, psicanalistas que queriam ser de esquerda, que queriam ser bonitos como gente de esquerda. O Henfil até me agrediu. No show Transversal do Tempo, a Elis Regina, o Aldir Blanc e o Maurício Tapajós faziam uma piada, de gosto duvidoso, com a letra de "Gente". Depois ela escreveu me dizendo que não queria me agredir, que a culpa era do diretor do show. Até joguei fora a carta. "Odara" é uma confissão de namoro com as discotecas. Eu me sentia bem em me aproximar do movimento Black Rio que surgia na época, quando começaram os grandes bailes funk. Tinha voltado de uma excursão à África com Gil, onde tive contato com a juju music da Nigéria. É um disco histórico, porque traz pela primeira vez a juju music para o Brasil em Two naira fifty kobo, que era o preço que a gente mais ouvia na Nigéria e o apelido do motorista que nos acompanhava. Fiz a música pensando no motorista. Tem "Um Índio", com uma levada reggae. Tem "Leãozinho", deslumbrante. Uma vez fui cantar numa assembléia não sei de quê da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Ia fazer um número para animar as pessoas, igual ao dessas cantoras que cantam para soldados na guerra, e recebi um bilhete que levaria um porrada se cantesse "Leãozinho". Na hora ia cantar, mas fiquei com medo. Não sabia direito que manifestação era aquela. Foi um amigo que me pediu pra ir. Tem "Tigresa", que cita na letra a discoteca Dancin’Days, uma boate do Nélson Motta que eu adorava. Aliás, eu encontrava muitos desses críticos de esquerda dançando nas discotecas."

[Caetano Veloso, 16/5/1991]





1977
Revista POP
Fevereiro
n° 52

Editora Abril





 
 


Foto: Antonio Freitas





                       11/9/41 - 20/5/91











 



1977
Revista DOMINGO
JORNAL DO BRASIL
Rio de Janeiro, 10/4/1977
Ano 2 – n° 53

Pág. 32 e 33



 













1977
BICHO
Phonogram / Philips LP 6349 327 / CD 838.562-2 [1990]

Dirección de producción: Perinho Albuquerque

Lado A
1. ODARA (Caetano Veloso)
2. TWO NAIRA FIFTY KOBO (Caetano Veloso)
3. GENTE (Caetano Veloso)
4. OLHA O MENINO (Jorge Ben) (1)

Lado B
1. UM ÍNDIO (Caetano Veloso)
2. A GRANDE BORBOLETA (Caetano Veloso)
3. TIGRESA (Caetano Veloso)
4. O LEÃOZINHO (Caetano Veloso)
5. ALGUÉM CANTANDO (Caetano Veloso) canta Nicinha









 
 
 
 
 
 
 





1977 - Revista Manchete














 


 




Julio de 1977




(1) Frases” (1967, Jorge Ben)
     Álbum “O Bidu – Silêncio no Brooklin” [Jorge Ben]
    Artistas Unidos / Rozenblit LP 70.006, B.2.






1977
Revista Veja
N° 458
15 de junho de 1977

Pág. 3, 4 e 5


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





1977
Revista Veja
n° 459
22 de junho de 1977













O GLOBO

15/7/1977


 





No hay comentarios:

Publicar un comentario