lunes, 10 de septiembre de 2012

1998 - DOUTOR HONORIS CAUSA



El 19 de febrero -en la apertura del Carnaval de Salvador-, Caetano recibe el título de Doutor Honoris Causa de la Universidad Federal de Bahia.








Folha on line

Caetano recebe título de doutor 'honoris causa' da Ufba

Agência Folha 05/02/98
De Salvador

A Ufba (Universidade Federal da Bahia) vai aproveitar o Carnaval para homenagear o cantor e compositor Caetano Veloso com o título de doutor ''honoris causa'' - honraria máxima do meio acadêmico.

A solenidade de entrega do título está prevista para o próximo dia 19 - data da abertura oficial do Carnaval de Salvador - e vai ocorrer em cima do trio elétrico Folia Universitária, às 16h30, na Barra (orla de Salvador).

''A entrega do título a Caetano em um trio elétrico mostra que não há fronteiras entre a universidade e a comunidade'', disse o pró-reitor de Extensão da Ufba, Paulo Costa Lima. Lima disse também que esta é a primeira vez que a Universidade Federal da Bahia faz a entrega de um título de doutor ''honoris causa'' fora da reitoria.







Fotos: Evelson de Freitas/Folhapress



19/2/1998, Salvador - Caetano Veloso após receber o título Honoris Causa na UFBA [Universidade Federal da Bahia]









São Paulo, sexta, 13 de fevereiro de 1998

Caetano receberá título de doutor

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador


A Ufba (Universidade Federal da Bahia) vai aproveitar o Carnaval para homenagear o cantor e compositor Caetano Veloso com o título de doutor "honoris causa" -honraria máxima do meio acadêmico.


A solenidade de entrega do título está prevista para o próximo dia 19 - data da abertura oficial do Carnaval de Salvador - e vai ocorrer em cima do trio elétrico Folia Universitária, às 16h30, na Barra (orla de Salvador).


"A entrega do título a Caetano em um trio elétrico mostra que não há fronteiras entre a universidade e a comunidade", disse o pró-reitor de Extensão da Ufba, Paulo Costa Lima.


Lima disse que esta é a primeira vez que a Universidade Federal da Bahia faz a entrega de um título de doutor "honoris causa" fora da reitoria.


Animado pela Banda Didá, o bloco de Carnaval Folia Universitária é mantido pela Ufba e tem cerca de 2.000 integrantes. "Trata-se de um bloco sem fins lucrativos, aberto à participação de estudantes e professores de todas as universidades brasileiras e outros interessados", disse Lima.


Segundo a Ufba, a escolha de Caetano para receber o título se deve à grandiosidade de sua obra e ao seu notório saber.















São Paulo, sexta, 20 de fevereiro de 1998


"Doutor' Caetano recebe título sobre trio elétrico
 

FABIO SCHIVARTCHE
enviado especial a Salvador

Em cima do trio elétrico e com direito a uma "canja musical", o cantor e compositor Caetano Veloso recebeu, na tarde de ontem, o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) -a mais alta honraria acadêmica.


Foi a primeira vez que a UFBa -onde Caetano cursou um ano e meio da Faculdade de Filosofia, nos anos 60- realizou a cerimônia fora da reitoria, criando uma polêmica que irritou membros do conselho universitário.


Muitos se posicionaram contra a entrega do título em frente ao farol da Barra, alegando que essa cerimônia ridicularizaria a universidade. Um jornal local chegou a publicar um editorial classificando o evento como ""palhaçada".


"Queremos a inserção da universidade na sociedade. Por isso, optamos por homenagear Caetano na rua, junto com o povo que está pulando o Carnaval", defende o reitor da UFBa, Felippe Serpa.


Ao lado de sua mãe, dona Canô, Caetano mandava beijinhos de cima do trio elétrico para as cerca de 5.000 pessoas que se aglomeravam na praça do farol.


"Eu agora sou doutor e vocês vão ter de me respeitar", disse Caetano ao público presente, em tom de brincadeira. O mestre de cerimônias, suspenso por uma grua sobre a multidão e fantasiado de Baco (o Deus grego do vinho), continuou a homenagem ""formal" por mais alguns minutos. Depois, foi só Carnaval.


A banda feminina Didá, cujo primeiro disco foi produzido por Caetano e sua mulher, Paula Lavigne, voltou a tocar. Empurrado pelo público, Caetano pegou o microfone e ensaiou uma "canja". Um pouco tímido no início por estar recebendo um título acadêmico, Caetano se soltou e, no final, até rebolava sobre o trio elétrico.


O título foi concedido a Caetano pela grandiosidade de sua obra. Antes dele, outros artistas baianos foram agraciados com o título -como o cineasta Glauber Rocha, o escritor Jorge Amado e o compositor Dorival Caymmi















No hay comentarios:

Publicar un comentario