martes, 17 de julio de 2012

1997 - Primeiro SITE OFICIAL NA INTERNET - Caetano Veloso








8/11/97

O GLOBO

Site de Caetano na Internet irá ao ar junto com novo CD

No mais bem planejado plano de marketing dos últimos anos, Caetano Veloso está invadindo a mídia por todos os lados. Depois do polêmico e fundamental "Verdade tropical" (que chegou às livrarias há uma semana), o cantor e compositor está lançando, no dia 17, seu novo CD, "Livro" (o primeiro com músicas inéditas desde "Circuladô", de 1990), e, no mesmo dia, inaugurando seu site na Internet. Patrocinado pela PolyGram e produzido pela Refazenda, a firma de Flora Gil, que já criou os sites de Gilberto Gil, Cazuza e Zélia Duncan, ele poderá ser acessado no endereço www.caetanoveloso.com.br, e é hospedado pela IBM.

- Estão reunidos todos os textos de Caetano: das críticas de cinema que escreveu na juventude, em Salvador, aos manifestos tropicalistas, as contracapas e os releases de discos -

Plasticamente, o de Caetano tem identidade própria, usando de fusões de imagens com um toque construtivista. Uma rica pesquisa fotográfica, com muito material do cotidiano do cantor - do arquivo da fotógrafa Maria Sampaio - e diversos desenhos e óleos de Caetano estão entre as atrações.

Fãs e pesquisadores também terão as letras de todas as composições de Caetano. Elas foram revisadas uma a uma por Nara Gil, corrigindo os erros que existiam nos encartes dos discos - nem sempre a versão impressa conferia com a gravação. O site também vai oferecer trechos - de até 60 segundos, em Real Audio - de todas as suas gravações. No caso do novo disco, "Livro" (cuja capa é um óleo do pintor Luiz Zerbini), as músicas serão ouvidas na íntegra.












En agosto de 2004, el sitio fue reorganizado y vigente hasta el 13 de junio de 2012, cuando en el marco de las conmemoraciones de sus 70 años fue relanzado un nuevo sitio donde disponibiliza toda su discografía.



Estructura del sitio entre 2004/2012



Caetano disponibiliza sua discografia completa para download em site

Quinta-Feira, 14 de Junho de 2012

Muitas celebrações para os 70 anos que Caetano Veloso completa em 2012. Em uma das primeiras ações comemorativas, o músico lançou nesta quarta-feira (13/7) um novo site em parceria com a gravadora Universal, onde disponibiliza toda sua discografia.

Um dos mais populares e influentes compositores e cantores da MPB, Caetano Veloso tem uma vasta obra discográfica que inclui mais de 45 álbuns, incluindo discos ao vivo. O músico também tem em seu currículo espetáculos musicais, livros e projetos cinematográficos.

A "Coleção Caetano 70 anos" tem formato de songbooks que chegam semanalmente às bancas contendo um CD e um livreto com fotos, depoimentos e textos exclusivos. São 20 álbuns originais, entre eles os clássicos "Prenda Minha", "Velô", "Outras Palavras" e "Joia".

A obra está disponível para audição gratuita em streaming e o usuário pode comprar as canções individuais pela loja virtual da Apple. Há ainda um blog alimentado por Caetano, onde ele aproveita para postar seus pensamentos polêmicos: "Como me ensinou meu pai: pior do que um comunista é um anticomunista".

Outra novidade chega às lojas em 7 de agosto, data de nascimento do compositor e cantor, em um CD com regravações nas vozes de artistas da nova safra da música nacional. Mariana Aydar interpreta Araçá Azul (1973); Marcelo Camelo empresta a voz a De Manhã (1965); e a cantora Céu dá um tom contemporâneo para a clássica Eclipse Oculto (1983), com produção de Fernando Catatau.

O site, www.caetanoveloso.com.br, também tem vídeos, fotos e o blog atualizado pelo cantor. É uma boa dica, vale a pena dar uma conferida!














 
 
 

















1 comentario: