viernes, 28 de octubre de 2011

1978 - GÊNESIS 2000



GALVÃO, Luiz. Anos 70: novos e baianos. São Paulo: Editora 34, 1997. 288 pág.


Luiz Galvão (Juazeiro, Bahia, 1937), publicó en 1997 un libro donde relata las experiencias del grupo Novos Baianos, del cual fue su principal letrista.

En la página 118, cuenta que su primer cortometraje fue Lirismo e Sulreal na Rua Brasil, con una participación de Caetano Veloso.

En el Capítulo 24. QUANDO FICA RUÇO SE RODA NA PAULISTA (pág. 203-216), relata los entretelones de producción de otro film, destinado a apoyar los shows y el lanzamiento del álbum Farol da Barra.

Dirección: Luiz Galvão
Cámara: Marcos Botino, conocido como “Sabonete”
Dirección de arte: Clóvis Bueno
Guión: Luiz Galvão (Alma de Palhaço y Gato oi, Gato!)
           Antônio Luis “Lula” Martins (Lixeiro y Gênesis 2000)



Luiz Galvão y Marcos Botino

En realidad, fueron cuatro cortos intitulados, “Alma de Palhaço”, con Bola; “Gato oi, Gato!”, con Gato Félix en el papel protagónico y Charles Negrita; “Lixeiro” con Paulinho Boca de Cantor y por último, “Gênesis 2000” con Caetano Veloso en el papel de Adán, Baby Consuelo como Eva, Gato Félix, la serpiente y Dadi Carvalho como Papá Noel ladrón.




...

“O último dos filminhos intitula-se Gênesis 2000 e teve Caetano Veloso e Baby Consuelo nos principais papéis. O enredo nos leva ao paraíso onde Adão dorme, enquanto Eva irrequieta, dá com os olhos no personagem da Serpente, vivido por Gato Félix. Com o rabo enrolado num coqueiro, a serpente flerta com Eva, atira-lhe três bananas-maçã, e ela come duas e acorda o companheiro Adão, dando a outra para ele, que após come-la se assusta um pouco, mas logo entra numa onda de sensualidade e beija Eva. Mesmo sendo um beijo de cinema, eles fizeram dessa cena a mais bela, pelo misto de lírico e sensual, quando eles rolaram pela grama em acentuado declive, que facilitou a plástica e a fotografia. A Serpente, depois de cumprir seu papel, se transforma no Anjo Expulsador, que traz uma espada de fogo e persegue a dupla que teoricamente dava vazão ao sexo no planeta. Essa cena foi muito elogiada pelos que a assitiram. Para complementá-la, o Anjo lança seu discurso, onde condena Eva a sangrar mensalmente e passar pela dor do parto, e reserva para Adão uma camada de chato e tarefa de comer o pão que o diabo amassou, além de receber, em lugar de um justo salário, um soldo de fome. Hoje, eu não faria assim por ter uma outra visão sobre o Gênesis e a história de Adão e Eva.

O filme passa para a atualidade e Dadi, o baixista dos Novos Baianos, que é também do signo de Leão, como Caetano, passou a substitui-lo no papel de Papai Noel ladrão, e também representou um jovem rebelde que rouba sua enamoradinha, saltando o muro do colégio como se tomasse uma coca-cola, quando pensava em casamento.

Ela a gatinha, o leva para sua casa, aproveitando a folga deixada pela ausência do seu pai, que viajara. Na casa dela, eles dois sozinhos deitam e rolam. No banheiro, eles inventaram de brincar de espuma e, nus numa banheira, cobertos de espuma, nos deixam sabê-los despidos, mas sem flagarmos o explícito. Tudo era juventude, até que o velho pai, um português que perdera o avião e voltara, encontra sua casa revirada de cabeça para abaixo. Ele chocou-se ao ver a calcinha da filha en love com a cueca do jovem. O velho, mesmo vascaíno, não poupou nem o seu glorioso time, jogando pela janela a bandeira do Vasco e tudo o que encontrava pela frente, culminado por jogar um aparelho de televisão, que pegou fogo ao se chocar com o chão. Nesse momento, a espada de fogo sai daquela explosão, com a repetição da cena da expulsão dos nossos dois primeiros semelhantes correspondendo à visão popular.”.... (Luiz Galvão. Anos 70: Novos e baianos, Editora 34. Págs. 213-214-215-216)






 

 



No hay comentarios:

Publicar un comentario