martes, 2 de agosto de 2011

1975 - GUÁ


Música: Perinho Albuquerque
Letra: Caetano Veloso
© 1975 Ed. Gapa/Saturno

Água
Guamá
Iguape
Ibualama


A pessoa que sabe me disse que o meu orixá é ibu-alama. A pessoa que sabe é muito bonita. Essa sílaba ‘gua’ surgiu tantas vezes seguidas e de tal medo se comportou como núcleo desse átomo que eu pensei que ela erra o jeito de se expressar o que eu não sei explicar da relação mítica entre ibu-alama e a água, as águas. Os lugares que eu amo – guamá-belém, iguape-pedrinho-baía de todos os santos, recôncavo de santo amaro, – são elementos qualquer coisa íntimos, desses que só eu sei e tudo é ritmo, tudo é inútil e não deveríamos temer coisa alguma.
[1975, Caetano Veloso. in Alegria, Alegria Rio de Janeiro: Editora Pedra Q Ronca, 1977]


Perinho Albuquerque (Salvador, 25/4/1946) es hermano de Moacir y junto a Caetano fue director de producción de los LP’s “Jóia” y “Qualquer Coisa”, en los cuales tambien participó como arreglador y músico.


Perinho Albuquerque

Guá es la única composición que compuso con Caetano.

El tema se estructura sobre una base melódica con kissange, atabaques y guitarra, de donde va surgiendo la matriz sonora “gua” que aglutina los demás elementos.


1975 - CAETANO VELOSO
6166 4413 / 3:13
Álbum "Jóia"
Philips LP 6349 132, A-2.
CD 838 559-2, Track 2.

Ficha Técnica
Kissange: Perinho Albuquerque
Percusión: Djalma Correa
Guitarra: Caetano Veloso
Coro: Quarteto em Cy



1977 - ROLANDO & LUIZ ANTONIO “Les Etoiles”
Álbum “Piratas do Sentimento”
RCA Victor LP PL 37034, A-3. [Francia]









Bibliografía:

RISÉRIO, Antônio, “Guá, um ideograma para Ibualama”. In: NESTROVSKI, Arthur (org.), Lendo música - 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.




No hay comentarios:

Publicar un comentario